O que fazer em caso de REPROVAÇÃO na prova prática da Carteira de Motorista?

Confira as dicas sobre o que fazer se for reprovado no exame prático do DETRAN e o passo a passo para ser feito após isso.

Passar por todo o processo de formação, participar das aulas teóricas e práticas, passar pelos procedimentos no DETRAN, etc., causa um certo trabalho e é desafiador. Não passar no teste prático depois de tudo isso pode desanimar bastante, é compreensível. Mas, calma. Isso acontece bastante e nada está perdido.

A seguir, confira o que fazer em caso de reprovação, acalme-se, recupere as energias e siga as dicas dispostas abaixo. Embora possa ser um novo e desanimador desafio, você poderá garantir o seu sucesso nisso.

O objetivo da matéria é incentivar-te e ajudar depois da tristeza de uma possível reprovação.

O que fazer em caso de REPROVAÇÃO na prova prática da Carteira de Motorista?
Fui reprovado. E agora? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Passo a passo do que fazer se você for reprovado na prova prática do DETRAN

Fique ligado nessas dicas e siga detalhadamente cada uma delas.

  • Após o anúncio da sua reprovação, emita a guia de reteste. Esta guia é emitida pelo site do DETRAN do seu estado, cujo endereço eletrônico mudará de acordo com o estado que você mora. Lá, preencha as suas informações que forem exigidas e pague a taxa dentro do prazo de tempo limite;
  • Após o pagamento da taxa agende o novo teste prático e lembre-se de ser bastante antecipado. Agende o mais rápido possível. Não espere para isso, pois ele pode demorar a acontecer;
  • Evite faltas graves na hora da prova como ultrapassagens perigosas, desrespeito as sinalizações que surgirem pelo caminho ou falta de atenção no trânsito.

Seguindo cada passo acima e praticando muito, a sua aprovação estará garantida, não fique preocupado.

Veja também: Minha CNH está vencida há muito tempo: posso renovar mesmo assim?

Fui aprovado!

Fez o reteste e foi aprovado? Parabéns! Agora emita a sua PPD (Permissão para Dirigir), se trata de uma carteira provisória a qual ficará sob o seu domínio pelo tempo equivalente a 12 meses até sair a sua CNH definitiva.

Dentro do prazo de 15 dias você receberá a sua PPD, e você também terá a opção de escolha de recebê-la na sua casa ou ir buscá-la na sua autoescola.

É válido ressaltar que além da prática constante, é bom também você diminuir o nível de ansiedade na hora da prova. Muitas vezes o aluno sabe bem dirigir, mas o seu nervosismo acaba o atrapalhando. Além disso, treine repetidamente os seus pontos fracos até está 100% seguro deles. Assim como toda prova que for realizar é necessário estar bem descansado e alimentado. Conheça também a rota para se sentir mais seguro ao dirigir por ela. Atente-se aos detalhes ANTES de começar a dirigir, como o ajuste dos retrovisores, o cinto de segurança, seu e do avaliador que está com você. Enfim. Se possível também treine com o seu professor no percurso que será realizado durante a prova. Isso também vai ajudar-te transmitindo familiaridade com aquele trajeto.

Por fim, evite pensar coisas negativas e confusas na hora do teste. Tenha pensamentos bons e claros. A reavaliação é completamente normal, portanto, não se subestime por causa disso.

Veja também: ACABOU a renovação obrigatória da CNH? Entenda a novidade HOJE (21)