Caso Doleiro Dario Messer: O que faz um Doleiro e por que é PROIBIDO?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Caso Doleiro Dario Messer – Entenda como funciona esse tipo de função e saiba porque é considerado um crime!

O caso do doleiro Dario Messer está dando o que falar. Muitas pessoas estão querendo saber o que aconteceu e por isso pode ser importante saber exatamente o que faz um doleiro e como funciona esse tipo de ação. 

Alguns casos no Brasil são emblemáticos e ajudam a entender isso com mais detalhes. Vamos explicar exatamente o que é essa função e como agem as pessoas que usam esse tipo de influência. 

Entenda a seguir e saiba em qual ponto anda exatamente essa situação. Vamos explicar de forma didática como agem essas pessoas e quais são os motivos de serem procuradas pela polícia. 

Caso Doleiro Dario Messer
Imagem: Divulgação

O que é doleiro

A primeira dúvida parece simples, mas não é: afinal, o que é um doleiro? Como indica o nome, esse é o tipo de pessoa que atua com dinheiro, mais especificamente com moeda estrangeira. 

O que essa pessoa faz é trabalhar com operação de câmbio, com negociação de moedas de outros países. O que faz isso ser um ato criminoso é que um doleiro trabalha em mercados alternativos ou paralelos, criando um sistema bancário informal. 

E como qualquer informalidade envolvendo dinheiro, essa é uma atividade ilegal. Em geral, esse tipo de ação é feita em dólar (daí o nome). Mas muitas pessoas ainda não entendem por que é proibido ser doleiro

São vários os motivos que levam a proibição dessa ação:

  • Conversão e cobrança de taxas de moedas estrangeiras que não estão de acordo com o estipulado pela lei dos países; 
  • Atuação sem nenhum tipo de registro; 
  • Trabalho sem autorização do Banco Central; 
  • Por isso, essa é uma atividade criminosa. 

O que faz um doleiro

Para muitas pessoas ainda não está claro o que faz um doleiro. No Brasil, esse tipo de atuação se popularizou depois do caso famoso de Alberto Youssef, que foi pego no início da Operação Lava Jato. 

Mas o que pode fazer um doleiro que atua dessa forma?

  • Trabalhar na compra e venda de dinheiro estrangeiro (dólar, principalmente);
  • Conversão de dinheiro eletrônico em dinheiro físico; 
  • Administração de caixa 2 de empresas (ou partidos políticos);
  • Envio de dinheiro para o exterior para pagamento de importações. 

Aqui, no Brasil, essa profissão ficou muito falada depois que a Polícia Federal percebeu a influência dessa atuação para casos de corrupção e lavagem de dinheiro. Isso acontece tanto na política como fora dela, por grandes empresário. 

Dario Messer Doleiro

Finalmente, estamos voltando a ouvir falar nesse tipo de atuação por conta do caso do doleiro Dario Messer. Em delação no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, ele contou nesta última semana que atuou com muitas pessoas influentes durante a década de 1990. 

De acordo com matéria publicada pelo site da revista Veja, em diversas ocasiões Dario Messer entregou dinheiro para a família Marinho. As quantias variavam entre US$ 50 mil e US$ 300 mil para os integrantes da família. 

Ainda segundo o depoimento do doleiro Messer, as entregas aconteciam duas ou três vezes ao mês. Não foram apresentadas provas dos fatos e por isso esse ainda é um caso que vai ser investigado pelo Ministério Público Federal. 

Conta Caixa TEM Bloqueada: Saiba como DESBLOQUEAR e RECEBER o Auxílio Emergencial!

 

Leia Também