Cartilha Redação do Enem 2018

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Cartilha Redação do Enem 2018 – Fique por dentro das principais informações e descubra como realizar uma Redação nota 1000!

Cartilha Redação do Enem 2018 – Foram divulgadas todas as principais informações sobre como fazer uma das principais partes do Exame; saiba mais!

O período do final do ano é um dos mais esperados por milhares de brasileiros em todas as regiões do país. Isso acontece graças ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), responsável pelo ingresso de muitas pessoas no ensino superior público e privado.

É importante que todos os interessados em garantir boas notas nas provas estejam prontos para estudar e saber como funcionam todas as partes do exame. Por isso, a Cartilha Redação do Enem 2018 é um documento importante.

Confira a seguir todos os detalhes sobre o que é e quais são as instruções dessa documentação. Saiba como fazer a sua inscrição e entrar definitivamente em uma instituição de ensino superior.

Cartilha Redação do Enem 2018
Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com

Manual de Redação Enem 2018

Manual de Redação Enem 2018
Foto: DIvulgação

Foi lançado o Manual de Redação Enem 2018. Também conhecido como cartilha, o documento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contém todas as instruções para quem vai fazer a prova, assim como as competências de avaliação e exemplos de redações nota máxima em 2017.

Uma das novidades da cartilha do Participante nesta edição é que, pela primeira vez, foi também divulgada em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ngeRTA4uS8I

A intenção do Inep, órgão responsável pela organização e divulgação das provas, a intenção do Manual de Redação do Enem é fazer com que essa parte da prova tenha uma metodologia transparente de avaliação através do conhecimento das competências avaliadas.

Confira também os Possíveis Temas de Redação do Enem 2018!

Competências Redação Enem 2018

Mas afinal: você sabe quais são as competências Redação Enem 2018? O Exame Nacional do Ensino Médio cobra que os estudantes façam uma redação dissertativo-argumentativa sobre um tema cultural, social científico ou político com relação do país.

São cobradas algumas competências para avaliação. São elas:

  • Competências Redação Enem 2018
    Foto: Divulgação

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

  • Competência 2: Compreender a proposta de redação, aplicando conceitos de diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento do tema (proposto), dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Demonstrar conhecimento de mecanismos linguísticos necessários para construção de argumentos;
  • Competência 4: Selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações, opiniões, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para saber mais, acesse o site: https://goo.gl/KH3oMv

 

Leia Também