Carteirinha Estudantil Gratuita está disponível – Tudo o que você precisa saber!

Carteirinha Estudantil Gratuita está disponível – Tudo o que você precisa saber sobre o documento que é oferecido sem custos!

Confira a seguir todas as principais informações sobre como garantir o ID Estudantil, carteira digital e grátis para estudantes de todo o país!

Muitas pessoas sonhavam com a Carteirinha Estudantil Gratuita e agora ela existe. Uma ação recente do Ministério da Educação (MEC) garantiu que jovens e adultos agora possam fazer o documento sem precisar gastar nada. 

É importante ficar atento para saber exatamente como funciona a ID Estudantil e qual é a maneira correta de fazer a sua solicitação. Para isso, vamos tirar algumas dúvidas que estão surgindo com frequência. 

Confira a seguir mais detalhes e fique atento para tirar agora o seu documento! Saiba como irá funcionar e quem pode ou não fazer a solicitação e conseguir pagar meia-entrada em shows, teatro, cinema e muito mais!

Carteirinha Estudantil Gratuita está disponível
Foto: Divulgação

Carteirinha de Estudante Online

Está disponível a Carteirinha de Estudante Online! Esse é um documento que irá permitir que jovens e adultos façam o pagamento de meia-entrada em shows, cinema, apresentações de teatro e outros eventos culturais – sem ter nenhum custo extra. 

O Ministério da Educação (MEC) será responsável pela emissão da carteirinha digital. Ainda assim, órgãos como a Associação Nacional de Pós-Graduandos, União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), assim como diretórios centrais dos estudantes, entre outros, poderão continuar emitindo o documento.

Atualmente o site do MEC está com uma contagem regressiva para a emissão das novas carteiras. Essa contagem é para a emissão do ID Estudantil. 

Onde baixar Carteirinha Estudantil Grátis

Mas afinal, onde baixar a Carteirinha Estudantil grátis? De acordo com o Governo, todos os interessados poderão fazer a solicitação e o download através do site que foi divulgado recentemente. 

O portal ID Estudantil traz informações para os alunos de todo o país sobre essa nova carteira digital gratuita. Todos os estudantes poderão adquirir o documento de forma online nas lojas a partir de dezembro:

  • Apple Stores; 
  • Google Play. 

Benefícios ID Estudantil

Afinal, quais são os benefícios ID Estudantil? Este documento irá funcionar da mesma forma que outros que são desse mesmo tipo e que já existiam anteriormente e eram feitos por estudantes de todo o país. 

Ou seja, com o ID você pode pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais variados – além de ter descontos em alguns estabelecimentos. 

Quem pode fazer carteirinha estudantil grátis

Mas afinal, quem pode fazer ID Estudantil? Vários tipos de estudantes poderão contar com esse documento específico. Os alunos que solicitarem a carteira vão consentir em compartilhar dados cadastrais e pessoais com o MEC para o Sistema Educacional Brasileiro (novo banco de dados nacional dos estudantes). 

Pode fazer a carteirinha estudantil:

  • Alunos de educação básica; 
  • Alunos de educação tecnológica; 
  • Alunos de Ensino Superior. 

Como fazer Carteirinha Estudantil Grátis

E como fazer carteirinha estudantil grátis? Todos os alunos interessados em conseguir o seu documento podem acessar o portal do ID Estudantil que foi divulgado pelo MEC. Existem duas formas de fazer a carteira. 

A emissão pode ser feita por:

  • Aplicativo ID Estudantil (no Google Play e Apple Store); 
  • Fisicamente pela Caixa Econômica Federal (de graça). 

Os interessados em saber mais poderão buscar o site ID Estudantil:

http://idestudantil.mec.gov.br/

 

Leia Também