Carteira Estudantil Digital – Tudo o que você precisa saber sobre o documento!

Carteira Estudantil Digital – Confira todas novidades sobre o formato digital do documento!

O Governo Federal aprovou a medida provisória para a criação do ID Estudantil digital! Confira e saiba todos os detalhes sobre como adquirir o seu e como funcionará essa carteira!

Você ouviu falar sobre a Carteira Estudantil Digital? Essa pode ser uma boa ação por parte do Governo Federal para facilitar o acesso a um dos principais documentos para jovens e adultos que ainda estão estudando. 

A intenção desse tipo de oferta é garantir menores gastos para os cofres públicos e maior facilidade para quem estuda e quer ter a sua identidade digital de estudante sem precisar ter em mãos documentos físicos. 

Confira a seguir mais informações e saiba todos os detalhes sobre essa medida provisória (MP) que foi recém aprovada pelo atual governo. Saiba tudo o que foi divulgado até o momento e fique por dentro!

Carteira Estudantil Digital
Foto: Divulgação

ID Estudantil

Você já ouviu falar sobre o ID Estudantil? Esse será o nome do novo documento de identificação que foi aprovado através de medida provisória (MP) assinada pelo atual presidente. 

Essa nova carteira de identificação estudantil será disponibilizada agora em formato digital. Os candidatos interessados em conseguir a sua deverão fazer um cadastro pela internet ou nas agências da Caixa Econômica Federal. 

A MP que foi assinada altera a Lei nº 12.933/2013 que regulamentou a meia-entrada. A intenção é que o Ministério da Educação (MEC) possa emitir a identificação que não terá custos para o estudante. 

ID Estudantil é gratuita?

Ou seja, a nova ID Estudantil é grátis, de acordo com a nova medida. Muitas pessoas estão se perguntando o que irá acontecer especificamente com as outras entidades que eram responsáveis pela emissão. 

Esses órgãos que possuíam a prerrogativa exclusiva de emissão da Carteira de Identificação Estudantil poderão continuar emitindo o documento sem problemas. Entre as principais entidades estãos a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). 

Quem pode fazer a ID Estudantil?

Mas afinal, quem pode fazer a ID Estudantil Digital? De acordo com o governo, o documento poderá ser feito e usado por todos os estudantes (tanto de educação básica, como profissional e tecnológica e superior). 

Na cerimônia de assinatura da medida provisória, o atual ministro da Educação apontou para a redução de burocracia e a universalização e facilidade de acesso ao documento (agora sem cursos). 

Como solicitar ID Estudantil

Mas então como solicitar ID Estudantil gratuito? De acordo com o governo, a emissão acontecerá dentro de 90 dias após a publicação da medida no Diário Oficial da União. Isso quer dizer que em dezembro os estudantes de ensino superior já podem fazer a solicitação. 

Os outros estudantes deverão ter contato com o documento em até seis meses. Para que a alteração na lei seja definitiva precisará passar pelo Congresso Nacional que poderá fazer alterações. O texto volta para o Poder Executivo para sanção presidencial, por fim. 

Para fazer o ID Estudantil os interessados devem acessar o site do Ministério da Educação. Saiba mais em:

http://portal.mec.gov.br

 

Leia Também