Carteira Estudantil Digital – Documento gratuito começará a ser emitido em 90 dias!


Carteira Estudantil Digital – Veja como obter o documento de forma gratuita!

Você ouviu falar sobre a ID Estudantil? Essa será uma nova forma de fazer o seu documento de estudante sem precisar pagar nenhum valor! Saiba mais!

Emitir Carteira Estudantil Digital – Hoje em dia os jovens e adultos que estão usando grande parte do seu tempo para os estudos nem sempre conseguem trabalhar e contam com ajudas como descontos e meias-entradas. 

Por isso é tão importante ficar de olho na nova ação do Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC): o ID Estudantil. Você poderá ter todos os seus benefícios sem precisar pagar nada. 

Confira a seguir as informações sobre prazos e funcionamento da carteirinha. Saiba como fazer a sua e fique atento para as novidades que foram divulgadas até o momento pelo próprio governo. Saiba mais!

Carteira Estudantil Digital
Foto: Divulgação

Carteirinha Estudantil Digital

Você ficou sabendo de todos os detalhes sobre a nova Carteirinha Estudantil Digital? Este documento deverá fazer muita diferença para milhares de jovens e adultos estudantes que querem seus direitos garantidos sem precisar pagar taxas. 

A ID estudantil digital deverá começar a ser emitida em 90 dias e deverá ser oferecida nas lojas Apple Store e Google Play. O prazo para pedir o seu documento começa a contar a partir do dia 09 de setembro quando foi publicada a medida provisória (MP) que fala sobre o pagamento de meia-entrada no Diário Oficial da União. 

Quem pode fazer o ID Estudantil

Mas afinal, quem pode fazer o ID Estudantil? De acordo com divulgação do Ministério da Educação (MEC), os estudantes precisam ter idade igual ou superior a 18 anos ou o responsável legal pelo estudante menor de idade deverá responder pelas informações que serão sempre autodeclaradas. 

Isso significa que quaisquer sanções administrativas, penais e cíveis previstas em lei devem ser levadas até os pais ou responsáveis em hipótese de fraude. Ou seja, pode fazer o ID Estudantil todos os alunos de educação básica, profissional, superior ou tecnológica. 

Como solicitar Carteirinha Estudantil Digital

Mas então: como solicitar Carteirinha Estudantil Digital? Todos os estudantes interessados em obter esse documento para conseguir pagar meia-entrada em cinema, shows, teatro e outros eventos culturais, poderão fazer isso pela internet. 

Os alunos que querem solicitar a carteira digital deverão consentir com o compartilhamento de dados cadastrais e pessoais com o MEC. Isso será dado para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro (o novo banco de dados nacional dos estudantes que irá ser criado pela pasta). 

De acordo com a nova MP, a nova carteira estudantil será solicitada e válida até 31 de março do ano seguinte – e a digital é válida enquanto o estudante permanecer matriculado. O documento sempre deverá perder a validade quando o estudante perder o vínculo com a instituição. 

Os interessados em fazer a solicitação devem ficar atentos ao site do MEC – onde será feita o pedido. Fique atento:

https://www.mec.gov.br/

 

Leia Também