Carteira do Idoso 2021: Cadastro Online, Consulta e os Benefícios..

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Carteira do Idoso 2021: Veja como funciona a retirada da Carteira do Idoso e como fazer o cadastro sem precisar sair de casa! 

Ótima notícia para milhões de pessoas do maior grupo prioritário do país: a Carteira do Idoso 2021 está disponível com solicitação online. É isso mesmo, todos os interessados em fazer o documento poderão usar os seus dados e pedir pela internet. 

Entenda a seguir como está sendo feito esse processo de solicitação e quem pode fazer a consulta. Confira também como é feita a consulta e quais são os principais benefícios a partir do documento. 

Carteira do Idoso 2021
Imagem: Divulgação

Carteira da Pessoa Idosa 2021

Já está no ar o novo site da Carteira da Pessoa Idosa 2021! Esse é um novo serviço disponibilizado pelo Ministério da Cidadania com a intenção de facilitar a vida desse grupo prioritário tão importante. 

Essa nova reformulação e atualização é fundamental principalmente neste momento de pandemia. Até recentemente, os idosos precisavam ir até uma unidade de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para pedir o documento. 

Para quem ainda não sabe como funciona a carteira do idoso, esse é um documento que poderá ser usado como identificação e acesso a serviços e descontos. Pessoas com mais de 60 anos podem fazer a solicitação dessas facilidades. 

Benefícios Carteira do Idoso 2021

Mas será que vale a pena? Quais são os benefícios da carteira da pessoa idosa em 2021? Sim, existem muitas vantagens que podem ser aproveitadas por essa população a partir do documento. 

Se você não sabe ainda para que serve a carteira do idoso, confira:

  • Garantia de acesso à vagas gratuitas; 
  • Descontos em passagens interestaduais de (no mínimo) 50%;
  • Acesso à vagas gratuitas em veículos de transporte coletivos interestaduais; 
  • Descontos em ônibus, barcos e trens com a carteira do idoso interestadual

Como solicitar Carteira do Idoso 2021 

Todo o cadastro e o pedido do documento agora podem ser feitos de forma totalmente online e a distância. Quem ainda não sabe como solicitar a carteira do idoso em 2021, pode ficar tranquilo: o pedido é feito pelo computador ou celular. 

Confira o passo a passo para solicitação da carteira do idoso (carteira da pessoa idosa):

  • Acesse o site oficial carteiraidoso.cidadania.gov.br
  • Aperte no botão ‘Emitir carteira’; 
  • Agora clique em ‘Entrar com gov.br’ se o idoso já possui cadastro no site integrado do Governo Federal (usado para acesso ao INSS e outros serviços); 
  • Quem já possui cadastro só deve seguir os passos do site e preencher os dados corretamente; 
  • Quem não possui cadastro deve acessar o gov.br e clicar no botão ‘Entrar’; 
  • Depois aperte o botão ‘Crie sua conta gov.br’ e faça seu cadastro. 

Cadastro Online Carteira do Idoso 2021

Por fim, além da solicitação é possível validar o documento pelo site oficial. Para isso, depois de fazer o cadastro online carteira do idoso, você deve entrar novamente no site oficial (no passo a passo acima). 

Depois de feita a carteira, acesse o site (carteiraidoso.cidadania.gov.br) e clique em ‘validar carteira emitida’ do idoso. Para fazer a validação com mais facilidade, acesse o site pelo computador. 

Para usar a carteira da pessoa idosa não é necessário aplicativo ou algo parecido. O idoso pode usar o documento de comprovação:

  • Documento oficial com foto; 
  • Contracheque ou carnê da Previdência; 
  • Carteira de trabalho com informações atualizadas; 
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS

Lista de Benefícios LIBERADOS em ABRIL que você tem DIREITO: Cesta Básica, Vale Gás, Auxílio Merenda e Contas Isentas! Veja como se CADASTRAR e RECEBER…

 

Leia Também