Carteira de Trabalho


Carteira de Trabalho - Confira todas as informações e descubra onde tirar e como agendar o documento que permitirá você ser empregado com todos os direitos!
Carteira de Trabalho

Carteira de Trabalho – Confira todas as informações e descubra onde tirar e como agendar o documento que permitirá você ser empregado com todos os direitos!

Carteira de Trabalho – Confira as principais informações sobre como buscar esse documento e garantir que você poderá empregar-se com todos os seus direitos específicos!

Brasileiros e brasileiros de todas as regiões do país estão sonhando em garantir espaços no mercado com todos os seus direitos garantidos. Para isso é importante ter em mãos a sua Carteira de Trabalho para que possa garantir formalmente sua assinatura.

Para quem não sabe é nesse documento que ficam registradas as principais informações da vida laboral de um trabalhador que está contratado em regime CLT. É importante ter essa carteira já que seu vínculo e uma série de direitos serão legalizados através dele.

Sabendo disso, selecionamos mais detalhes sobre como fazer carteira de trabalho e mais informações sobre esse documento específico. Confira a seguir e agende já a sua visita para retirar essa documentação.

Carteira de Trabalho
Foto: Divulgação

Como Tirar Carteira de Trabalho

Como Tirar Carteira de Trabalho
Foto: Divulgação

Antes de saber exatamente como tirar carteira de trabalho é importante que você saiba um pouco sobre como surgiu e qual é a importância desse documento para trabalhadores de todas as regiões do país.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi consolidada oficialmente em 1934 ainda no período de Getúlio Vargas. Desde a sua criação, esse documento foi um grande passo para a população que garantir uma série de direitos trabalhistas. Com sua evolução, surgiu depois a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que determinou as obrigações do empregador – entre elas, o dever de assinar a carteira do funcionário imediatamente após a formalização da contratação.

Mas e como buscar a carteira de trabalho? É necessário, primeiramente, que você tenha a idade mínima de 14 anos. Depois é importante lembrar que a emissão do documento varia de acordo com o estado que você mora. Geralmente, para evitar muitas filas, existe a possibilidade de agendamento online carteira de trabalho.

Onde Tirar Carteira de Trabalho

Onde Tirar Carteira de Trabalho
Foto: Divulgação

Mas e onde tirar a carteira de trabalho? Como dito anteriormente, esses processos variam de acordo com a região que você vive. Em São Paulo, por exemplo, existe a opção de fazer a 1ª via pelo Poupatempo – com ou sem agendamento prévio.

Quem mora em outras regiões pode buscar: sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE); Gerência Regional do Trabalho; ou um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

E quais são os documentos obrigatórios para carteira de trabalho? Você precisa ter em mãos apenas o seu RG, CPF, certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para casados) ou certidão de averbação (para divorciados). É necessário também ter em mãos um comprovante de residência. A foto é tirada no local, geralmente.

Confira também a Carteira de Trabalho Digital!







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Italo Pastorini

Autor: Italo Pastorini

Redator

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *