Carteira de Trabalho Digital – O que muda, Como Funciona e Como Acessar!

Carteira de Trabalho Digital – Veja como obter a sua totalmente de graça!

Ter um documento no formato digital facilita muito sua utilização! Veja na matéria como fazer a sua Carteira de trabalho na internet!

A Carteira de Trabalho Digital já é uma realidade! Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país já podem fazer a solicitação do documento online que surge como uma ótima opção. A intenção dessa ação é disponibilizar a carteira de uma forma que possa ser reduzida a burocracia e que sejam diminuídos os custos para o Governo Federal. Se você ainda não sabe como funciona, fique atento! Selecionamos as principais informações sobre a Carteira de Trabalho Digital para quem está pensando em usar o documento. Confira!

Carteira de Trabalho Digital
Foto: Divulgação

Como Funciona Carteira de Trabalho Digital

Mas como funciona Carteira de Trabalho Digital? Muitas pessoas ainda não conseguiram entender exatamente como irá acontecer essa digitalização de um documento tão importante e que estamos tão acostumados a ver “no papel”. 

Mas a carteira digital já pode ser considerada uma grande realidade para trabalhadores brasileiros. Esse novo documento surgiu previsto na Lei da Liberdade Econômica através da Portaria nº 1.065 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. 

A intenção dessa proposta é garantir maior redução de custos nos cofres públicos e também uma diminuição considerável da burocracia que é fazer uma carteira de trabalho. Em suma, esse documento segue com as mesmas funções do antigo, mas sem custos de operação e com um acesso mais fácil. 

O Que Muda Carteira de Trabalho Digital

Mas o que muda Carteira de Trabalho Digital? Esse aplicativo, para quem ainda não sabe, já está disponível desde 2017. Mas naquele período o documento físico não poderia ser substituído, ou seja, era indispensável. 

Com as novas regras sobre a Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS), a versão digital poderá ser usada agora como documento oficial, sem a necessidade de que o trabalhador porte uma carteira física com ele. 

Dessa forma o trabalhador usa o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento de fazer a contratação. Por parte do empregador e das empresas é possível usar o sistema eSocial para fazer anotações que eram feitas diretamente na carteira física do profissional. 

Todas as empresas que ainda não usam o eSocial, deverão usar a carteira física para assinatura. A intenção é que em um futuro próximo todos os órgãos e instituições passem a usar o ambiente virtual para assinar a carteira online e para lidar com todos os processos do CTPS. 

Como Acessar Carteira de Trabalho Digital

E como acessar a Carteira de Trabalho Digital? Essa é uma dúvida comum também. A seguir vamos selecionar um passo a passo ajudando quem quer acessar o site do Governo disponível para isso. 

Confira como habilitar a sua carteira digital de Trabalho com a criação de uma senha de acesso. É só seguir esses passos:

  1. Acesse o site Carteira de Trabalho Digital
  2. Clique no botão ‘obter’ na aba específica da Carteira Digital; 
  3. Clique em ‘solicitar’;
  4. Agora vá até o espaço ‘Quero me Cadastrar’ se você ainda não fez a habilitação para a carteira; 
  5. Preencha corretamente os dados solicitados e crie uma senha de acesso. Pronto!

Não consegui fazer a Carteira de Trabalho Digital, e agora? Se você não conseguiu gerar uma senha, deverá fazer a solicitação da carteira pelo Internet Banking do seu banco ou busca uma unidade do Ministério da Economia. São válidos os bancos: Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. 

 

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