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Carteira de Trabalho Digital: Consulta, como funciona e como instalar o app

Veja como acessar a Carteira de Trabalho Digital por dispositivos móveis

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A Carteira de Trabalho é um documento que todos os brasileiros que foram contratados no regime CLT precisam ter, isso porque o contratante é obrigado a assinar. É através dela que o funcionário consegue garantir seus direitos como trabalhador brasileiro e consegue alguns benefícios, como, por exemplo, FGTS, auxílio acidente e seguro-desemprego. Porém, em uma atualização recente do governo, esse documento passou a ser digital e, dessa forma, é necessário que as pessoas saibam realizar esse procedimento da maneira correta para que não haja problemas. Por isso, veja a seguir o passo a passo para que você possa fazer isso da forma certa.

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Carteira de Trabalho Digital Consulta, como funciona e como instar o app
Veja como acessar a Carteira de Trabalho Digital.  Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Passo a passo para ter o documento digital

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ele está disponível para os sistemas Android e IOS. Ao abrir o app, você vai se deparar com duas telas iniciais que são meramente informativas, depois disso é só clicar no botão ‘entrar’. Logo depois você precisará fazer o login e senha de acordo com o seu cadastro no acesso.gov.br, no Sine Fácil ou até mesmo pelo Meu INSS. Basta colocar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), a sua senha e dar a autorização de dados que for pedida.

Agora, caso você ainda não tenha feito o cadastro, vai ser necessário escolher a opção ‘criar sua conta’ e seguir os passos que irão aparecer a seguir e dar suas informações pessoais, como, por exemplo, CPF, e-mail válido, nome completo, data de nascimento, nome da mãe. Não esqueça de aceitar as condições da política de privacidade do aplicativo. Em seguida, é só entrar com o seu CPF e senha e já aparecerá a tela inicial da sua Carteira de Trabalho Digital e aparecerá as três últimas movimentações do seu último vínculo empregatício e seus dados referentes ao seu CPF.

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Veja também: Veja os Benefícios e como vai funcionar a nova Carteira do Idoso em 2022

Como acessar o documento em página da web

O acesso via página da web é semelhante ao do aplicativo, veja a seguir. Acesse o site mte.gov.br, caso você já tenha cadastro no acesso.gov.br, Sine Fácil ou Meu INSS, é só entrar com o seu CPF e Senha. Se não tiver, clique em ‘criar nova conta’ e faça todo o processo cadastral que for pedido. Em seguida, clique no card ‘Carteira de Trabalho Digital’.

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