Cartão Cidadão: Passo a passo de como fazer o documento para RECEBER BENEFÍCIOS!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Cartão Cidadão – Entenda como fazer a solicitação do Cartão que pode garantir auxílios e benefícios do Governo! 

Muitas pessoas já ouviram falar do Cartão Cidadão mas não sabem exatamente como funciona esse documento. De acordo com especialistas em direitos trabalhistas, é muito importante que todo trabalhador saiba todos os detalhes sobre esse cartão. 

Muitos benefícios são disponibilizados justamente através desse documento e é por isso que tantas pessoas fazem a solicitação para poder acessar auxílios de trabalho e sociais. Confira a seguir os principais destaques e saiba também como fazer o seu e consultar os diferentes saldos e extratos. 

Cartão Cidadão
Imagem: Divulgação

Cartão Cidadão Para que serve

A primeira dúvida de muitas pessoa é: para que serve o Cartão Cidadão? Esse é um documento voltado para o acesso a serviços e benefícios sociais e trabalhistas criado pelo Governo Federal. 

Todos os serviços deste cartão estão ligados diretamente à Caixa Econômica Federal. É esse banco que cria as contas que são usadas por trabalhadores brasileiros no acesso a alguns desses auxílios. 

Quem não tem uma conta na Caixa, portanto, precisa fazer usar o Cartão Cidadão para usar diversos serviços. 

Como usar Cartão Cidadão

Muitas pessoas querem saber como usar o Cartão Cidadão? Esse documento deve ser usado na hora de obter diferentes benefícios. Entre os principais estão:=

  • Saque de benefícios sociais;
  • Imprimir e fazer saque Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Obter parcelas de seguro desemprego;
  • Consultar saldos de benefícios trabalhistas;
  • Abono salarial (PIS/Pasep);
  • Saque de valores do Bolsa Família (em alguns casos);
  • Obter valores de outros programas sociais do Governo Federal.

É importante ressaltar mais uma vez que todos aqueles que já possuem conta na Caixa NÃO precisam do Cartão Cidadão. Esses correntistas podem usar diretamente sua própria agência e conta corrente. 

Posso receber Auxílio Emergencial com Cartão Cidadão

Outra dúvida recente: posso receber Auxílio Emergencial com Cartão Cidadão? Não! Não é possível fazer a solicitação neste momento para receber o benefício emergencial de R$ 600 ou R$ 300 por esse documento. 

Existe apenas um cenário em que algumas pessoas conseguem sacar Auxílio Emergencial com Cartão Cidadão: são aqueles que já recebiam o Bolsa Família com o documento. Quem já recebia o programa, continua fazendo os saques dessa forma. 

Como fazer Cartão Cidadão Grátis

Por fim mas não menos importante, como fazer fazer o Cartão Cidadão grátis? Posso fazer pela internet? A principal recomendação neste momento é que os trabalhadores tomem um dos caminhos: pessoalmente em uma agência do banco ou pelo telefone. 

O passo a passo para solicitar o Cartão Cidadão é o seguinte:

  • Ligar para o número 0800 726 0207;
  • Tenha em mãos o Número de Identificação Social (NIS); 
  • Agora faça a solicitação da Senha Cidadã e aguarde as outras recomendações. 

Em geral, é necessário ir até uma agência para confirmar as informações com comprovante de residência, RG (ou CNH) e número do NIS ou NIT. Depois dessa solicitação, você vai receber o cartão Cidadão em casa – caso faça a solicitação na agência do banco. 

Para saber mais sobre o Cartão Cidadão – Cadastros Sociais, acesse: https://www.caixa.gov.br/cadastros/cartao-cidadao/paginas/default.aspx

Inscrição no CADASTRO ÚNICO garante Bolsa Família, Tarifas Sociais, BPC e muito mais: Entenda!

 

Leia Também