Como conseguir a carta de concessão do INSS? Saiba mais!

A carta de concessão do Instituto Nacional do Seguro Social é fundamental para garantir que qualquer pagamento seja aprovado para o cidadão que realizou o cadastro no sistema.

Para que seja possível receber algum pagamento proveniente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o cidadão interessado precisa passar por algumas etapas. Essas etapas incluem regras de concessão, apresentação de documentos, entre questões similares.

Neste sentido, a carta de concessão do INSS tem um papel fundamental para garantir que os valores serão realmente pagos para o possível segurado. Sem ela, não há qualquer afirmação de que o benefício será garantido.

Atualmente, ter acesso à carta de concessão do INSS ficou muito mais simples. Dessa forma, os interessados nos benefícios devem se atentar ao processo de liberação, bem como às informações sobre a importância da carta em questão.

INSS
Regras para se tornar um beneficiário / Foto: divulgação

Carta de concessão do INSS, o que é?

Todo mundo sabe que o INSS conta com regras extremamente específicas para a concessão dos benefícios. O primeiro passo para receber qualquer um dos pagamentos propostos pelo Instituto é justamente estar em dia com essas regras.

Contudo, o segurado só poderá saber se o pedido foi realmente aprovado quando ele recebe a tão esperada carta de concessão. Como dito, sem ela, não há qualquer garantia de pagamento.

Essa casa indica que aquele indivíduo cumpriu todos os critérios necessários para receber determinado valor. Logo, ele recebeu o ‘aval’ do Instituto, por assim dizer, para tornar-se um beneficiário.

Normalmente, essa carta é oferecida para benefícios que envolvem afastamento das atividades laborais, como é o caso do benefício por incapacidade temporária. Ela também serve como uma forma de comprovação da condição do trabalhador.

É por isso que as pessoas costumam ansiar a chegada da carta, mas agora, o processo pode ser mais simples.

Veja também: Afinal, 14º Salário do INSS será PAGO? Confira!

Saiba como obter a forma

Dando continuidade às últimas informações, atualmente, o INSS conta com diferentes formas de garantir que a carta seja entregue para os segurados. Antes, o envio estava disponível somente pelo Correio.

Agora, portanto, a carta também pode chegar no endereço do indivíduo, porém, caso ele prefira ou precise dela com mais urgência, é extremamente simples e fácil garantir o acesso.

Para isso, será preciso ter uma conta no Meu INSS (meu.inss.gov.br). O processo de abertura é ligado ao GOV, e por isso, é totalmente seguro. Ou seja, não há riscos para a segurança do segurado.

Com a conta ativa, o segurado poderá ir até a aba “carta de concessão”. O próximo passo consiste apenas em seguir as orientações da página e confirmar com a senha de acesso.

Feito isso, a carta será imediatamente emitida na versão digital, garantindo a devida comprovação necessária. É importante destacar a carta precisa ser baixada para algum dispositivo.

Isto é, ela será emitida em formado de PDF, logo, é preciso salvá-la no computador ou no celular. Também é possível optar pela impressão.

Veja também: Quer solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo do INSS? Confira o passo a passo