Carros 0Km com DESCONTO para idosos? Confira a novidade!

Brasileiros idosos aguardam a decisão do Governo sobre benefício que promete conceder descontos em carros 0 Km. Entenda.

Muitos brasileiros sonham em comprar um carro 0 km. Afinal de contas, o veículo pode proporcionar maior conforto. Em alguns casos, pode ser mais vantajoso economicamente falando. 

Em outros, trata-se de uma necessidade. Quando alguém mora longe de pontos de transporte público, por exemplo, precisa de um carro. O mesmo é válido para os idosos, que sempre vão à consultas e têm dificuldades com o transporte público. 

Por essa razão, existe um Projeto de Lei (PL) que propõe conceder descontos a idosos que desejam comprar um carro 0 km. Continue lendo esta matéria para saber quem tem direito ao benefício.  

Carros 0Km com DESCONTO para idosos Confira a novidade
Saiba como conseguir descontos em carros 0 km – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Todos os idosos podem conseguir um carro 0 km gratuito? Entenda 

Os idosos brasileiros aguardam com expectativa a aprovação de uma lei que promete reduzir significativamente o custo de aquisição de carros novos para este grupo. 

A proposta, conhecida como Projeto de Lei 2937/2020, idealizada pelo ex-deputado Alexandre Frota, visa isentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para idosos na compra de veículos novos a cada cinco anos.

Esta medida tem como objetivo facilitar o acesso dos idosos a veículos atualizados e com preços mais acessíveis, promovendo assim maior mobilidade e independência.

Contudo, o projeto não foi aprovado no Senado Federal. Atualmente, no Brasil, apenas pessoas com algum tipo de deficiência (PcD) têm direito a descontos significativos na compra de veículos novos

Para os PcD, é possível obter um desconto de até R$ 120 mil, abatido do preço do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, o texto aborda outras isenções e gratuidades disponíveis para idosos, como descontos em dívidas e isenção de IPTU e IPVA, ressaltando a importância de políticas que suportem a autonomia e o bem-estar financeiro desse segmento da população.

O não avanço do PL 2937/2020 destaca a necessidade contínua de advocacia e políticas públicas que reconheçam e atendam às necessidades específicas dos idosos no Brasil. 

Enquanto a isenção para a compra de veículos novos permanece fora do alcance, outras medidas de suporte financeiro e isenções fiscais para idosos continuam a ser um tema relevante de discussão e ação dentro da sociedade brasileira.

Veja também: 5 melhores carros por até R$ 20 mil em 2024; Citroën, Chevrolet e Fiat aparecem na lista

Descubra como comprar um veículo novo 

Caso exista a necessidade de comprar um carro 0 km, não deixe de conferir as nossas dicas. 

Crie um orçamento

Anote suas receitas e despesas para entender para onde seu dinheiro está indo. Identifique áreas onde você pode cortar gastos desnecessários e redirecionar esse dinheiro para a compra do carro 0 km. 

Poupe regularmente

Faça do ato de poupar um hábito. Determine um valor ou percentual fixo de sua renda mensal para ser destinado à compra do carro. Colocar essa quantia em uma conta poupança assim que receber ajuda a evitar gastos impulsivos.

Evite dívidas desnecessárias

Dívidas podem atrasar seu plano de poupança. Evite fazer compras grandes ou desnecessárias a crédito que possam comprometer sua capacidade de economizar.

Pesquise opções de financiamento

Quando estiver mais próximo do seu objetivo, explore diferentes opções de financiamento. Algumas instituições oferecem condições especiais para financiamento de veículos novos.

Por fim, é importante ressaltar que, embora não seja possível obter descontos em carros 0 Km, existem uma série de benefícios destinados aos idosos. 

A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o primeiro passo para acessá-los. 

Veja também: Se você tem alguma destas 6 atitudes, pode ser uma pessoa DIFÍCIl de conviver e não sabe