Conteúdo
Cancelamento do Sisu? Justiça Federal pede suspensão do resultado mas Governo recorre. Fique ligado nas últimas notícias relacionadas ao Sistema de Seleção Unificada!
Cancelamento do Sisu? Fique atualizado e saiba tudo sobre os problemas que estão acontecendo no Sistema de Seleção Unificada!
A novela sobre o cancelamento do Sisu 2020 continua! Mesmo nessa etapa final de inscrições ainda estão acontecendo alguns desdobramentos que podem interferir no cronograma do processo de seleção.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) manteve as datas iniciais para as inscrições e alongou o prazo. Inicialmente os candidatos poderiam inscrever-se até o dia 24, mas foi definido que um alargamento até o dia 26 (domingo).
Entenda o que está acontecendo neste momento e saiba se o Sisu vai ser cancelado. Fique ligado e confira todas as informações que foram divulgadas recentemente!

Suspensão Sisu
Primeiramente, vai haver a suspensão do Sisu 2020? Não! É necessário esclarecer que toda a movimentação que aconteceu nos últimos dias não é com a intenção de cancelar o programa. Ou seja, a intenção não é fazer todo o processo novamente.
Neste última semana, porém, a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação de resultados do Sisu. O que isso quer dizer? Foi solicitado que o governo federal comprove e demonstre a correção das provas que tiveram problemas em diversas regiões do país.
Como foi confirmado na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) assumiu que houve um erro no Enem 2019 que acabou mostrando as notas erradas para alguns candidatos. De acordo com o ministro da Educação, os erros foram todos solucionados e poucas pessoas acabaram passando por isso.
Sisu vai ser cancelado?
Mas afinal, é verdade que o Sisu vai ser cancelado com esse erro? Tudo indica que não. O próprio MEC optou por manter o prazo inicial de inscrições e apenas prolongou um pouco mais o prazo final: até o domingo (26). Isso indica que o sistema não será cancelado.
Acontece que a Justiça Federal de São Paulo não concorda com a decisão e exigiu a comprovação das correções com um prazo de cinco dias para cumprimento da decisão (a partir do sábado, 25 de janeiro). Se o MEC não fizer isso poderá ter de pagar uma multa diária de R$ 10 mil.
Resultado do Sisu vai valer?
Mas o resultado do Sisu vai valer mesmo assim? O último capítulo dessa novela, porém, aconteceu também no sábado (25). A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3º Região (TRF-3) da decisão da Justiça de São Paulo.
O que isso quer dizer na prática? Quer dizer que o governo não quer que haja a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu assim que foram encerradas as inscrições. A intenção do MEC com isso é divulgar os resultados no dia 28 (terça-feira) como está no prazo indicado.
Agora o recurso do governo irá ser visto por um desembargador do TRF-3 e ainda não existe um prazo definido para decisão. O AGU, porém, pediu urgência e os desdobramentos devem acontecer nos próximos dias.
Fique atento para as próximas informações em breve!