Cancelamento do Sisu?



Cancelamento do Sisu? Justiça Federal pede suspensão do resultado mas Governo recorre. Fique ligado nas últimas notícias relacionadas ao Sistema de Seleção Unificada!

Cancelamento do Sisu? Fique atualizado e saiba tudo sobre os problemas que estão acontecendo no Sistema de Seleção Unificada!

A novela sobre o cancelamento do Sisu 2020 continua! Mesmo nessa etapa final de inscrições ainda estão acontecendo alguns desdobramentos que podem interferir no cronograma do processo de seleção. 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) manteve as datas iniciais para as inscrições e alongou o prazo. Inicialmente os candidatos poderiam inscrever-se até o dia 24, mas foi definido que um alargamento até o dia 26 (domingo). 

Entenda o que está acontecendo neste momento e saiba se o Sisu vai ser cancelado. Fique ligado e confira todas as informações que foram divulgadas recentemente!

Cancelamento do Sisu?
Imagem: Divulgação

Suspensão Sisu 

Primeiramente, vai haver a suspensão do Sisu 2020? Não! É necessário esclarecer que toda a movimentação que aconteceu nos últimos dias não é com a intenção de cancelar o programa. Ou seja, a intenção não é fazer todo o processo novamente. 

Neste última semana, porém, a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação de resultados do Sisu. O que isso quer dizer? Foi solicitado que o governo federal comprove e demonstre a correção das provas que tiveram problemas em diversas regiões do país. 

Como foi confirmado na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) assumiu que houve um erro no Enem 2019 que acabou mostrando as notas erradas para alguns candidatos. De acordo com o ministro da Educação, os erros foram todos solucionados e poucas pessoas acabaram passando por isso. 

Sisu vai ser cancelado?

Mas afinal, é verdade que o Sisu vai ser cancelado com esse erro? Tudo indica que não. O próprio MEC optou por manter o prazo inicial de inscrições e apenas prolongou um pouco mais o prazo final: até o domingo (26). Isso indica que o sistema não será cancelado.

Acontece que a Justiça Federal de São Paulo não concorda com a decisão e exigiu a comprovação das correções com um prazo de cinco dias para cumprimento da decisão (a partir do sábado, 25 de janeiro). Se o MEC não fizer isso poderá ter de pagar uma multa diária de R$ 10 mil. 

Resultado do Sisu vai valer?

Mas o resultado do Sisu vai valer mesmo assim? O último capítulo dessa novela, porém, aconteceu também no sábado (25). A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3º Região (TRF-3) da decisão da Justiça de São Paulo. 

O que isso quer dizer na prática? Quer dizer que o governo não quer que haja a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu assim que foram encerradas as inscrições. A intenção do MEC com isso é divulgar os resultados no dia 28 (terça-feira) como está no prazo indicado. 

Agora o recurso do governo irá ser visto por um desembargador do TRF-3 e ainda não existe um prazo definido para decisão. O AGU, porém, pediu urgência e os desdobramentos devem acontecer nos próximos dias. 

Fique atento para as próximas informações em breve!

 

Leia Também