Cancelamento de Benefícios – Confira tudo sobre o cancelamento do Bolsa Família, Auxílio Doença do INSS e Aposentadoria por Invalidez!

Cancelamento de Benefícios – Saiba todos os detalhes sobre o cancelamento do Bolsa Família, Auxílio Doença do INSS e Aposentadoria por Invalidez!

Cancelamento de Benefícios – Tire suas dúvidas sobre estes cancelamentos que estão ocorrendo!

O governo segue o seu trabalho de revisão e pente fino sobre benefícios sociais, a revisão é feita pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), que foi criado no ano de 2016 e é formado por técnicos da Controladoria Geral da União e dos Ministérios do Planejamento, Fazenda e também Casa Civil.

O governo já anunciou a suspensão de 341.746 benefícios de auxílio-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez, que juntas somam mais de R$ 9 bilhões em pagamentos acumulados entre 2016 e 2018.

Até o final deste ano, ainda serão revistos mais de 550 mil auxílios-doenças e mais de um milhão de aposentadorias por invalidez.

Cancelamento de Benefícios
Foto: Divulgação

Cancelamento Bolsa Família 2018

O Cancelamento Bolsa Família 2018 é outro que vem ocorrendo através de revisões, além dos previdenciários, e com isso aproximadamente mais de 5 foram excluídas do programa e por consequência perderam seu benefício.

Cancelamento Bolsa Família 2018
Foto: Divulgação

No caso do Programa Bolsa Família não existe uma economia de recursos, mas o corte foca na exclusão de pessoas que recebem os benefício de forma irregular, e com isso conseguir zerar a fila de espera pelo benefício, então o corte foca exclusivamente no próprio programa.

Se você teve o seu benefício cancelado saiba que é possível recuperá-lo. O cidadão deve, primeiramente, descobrir em que situação o benefício se encontra, já que o mesmo pode ser bloqueado, suspenso ou cancelado. Após isso você deve procurar uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), lá o assistente social vai reavaliar todos os dados da família.

Cancelamento Auxílio Doença do INSS

O Cancelamento Auxílio Doença do INSS se dá, geralmente, quando o cidadão forjou um tipo de doença ou acidente para receber este benefício. O que consiste em fraude, e devido a isso a revisão está acontecendo uma vez por semestre.

Cancelamento Auxílio Doença do INSS
Foto: DIvulgação

Os tipos mais comuns de fraudes são mudanças feitas na carteira de trabalho, apresentar documentação falsa e simular doenças na hora das perícias médicas. Muitas pessoas que recebem ta auxílio, voltam a trabalhar de forma informal, e quando descobertas, também perdem o auxílio, não pe permitido que o beneficiario cumpa qualquer atividade remunerada em quanto estiver recebendo do INSS.

Também é importante estar ciente, que possuir uma doença grave não é garantia de receber um auxílio doença, a pessoa deve estar totalemnte incapaz de cumpris sua função.

Cancelamento Aposentadoria por Invalidez

O Cancelamento Aposentadoria por Invalidez pode ocorrer por diversos motivos. Quem recebe esta aposentadoria há mais de 2 anos deverá ser convocado para realizar a revisão do benefício, que irá dizer se o segurado pode ou nao voltar ao trabalho que exerce.

Cancelamento Aposentadoria por Invalidez
Foto: Divulgação

Ao total existem 4 situações que podem acarretar na perda do seu benefício, que são:

  • – Se não marcar a perícia;
  • – Se marcar a perícia mas não for;
  • – Se voltar a trabalhar;
  • – Se o perito falar que o cidadão está apto para o trabalho.

Acesse o site do INSS para maiores informações: https://www.inss.gov.br/

Veja como obter a Troca de Aposentadoria do INSS!

 

Leia Também