Calendário SiSU 2022/1: MEC anuncia novas datas para matrículas e lista de espera

As datas foram anunciadas no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Educação (MEC). Confira!

Quem pretende estudar em uma universidade pública, precisa ficar atento às novas datas para matrículas e lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a alteração das datas do primeiro semestre no Diário Oficial da União (DOU), na última semana de janeiro.

Segundo o MEC, houve ampliação no prazo para a matrícula. Desta forma, os aprovados na chamada única do SiSU 2022/1 devem realizar as matrículas nas universidades no período de 23 de fevereiro a 8 de março. O cronograma anterior determinava a data final até 28 de fevereiro. Agora, os estudantes terão mais 8 dias para se matricularem.

Já para quem não foi aprovado no processo de seleção e pretende manifestar interesse na lista de espera em nenhuma das opções de cursos escolhidos, os prazos que seriam de 22 a 28 de fevereiro foi estendido para 8 de março.

Além de beneficiar os estudantes com prazos maiores, o Ministério da Educação também permitiu um tempo maior para as instituições de ensino superior. Com as alterações, as universidades poderão lançar as vagas da chamada regular no sistema do SiSU, no período de 23 de fevereiro até 11 de março.

As datas estão no Diário Oficial da União./Imagem: Agência Brasil.

As datas de inscrição e resultados mudaram?

O período de inscrição para o processo seletivo e as datas dos resultados do SiSU 2022/1 estão mantidas. Portanto, quem quiser se inscrever deve fazer isso entre os dias 15 a 18 de fevereiro. Já divulgação do resultado será no dia 22 de fevereiro.

Para se inscreverem no programa, os interessados em ingressar numa faculdade pública devem ter concluído o ensino médio e terem tirado uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e exclusivamente no site: https://sisu.mec.gov.br/

Veja também: Quer ingressar na Universidade em 2022? Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU, Fies e ProUni

O que é Sisu 2022?

O programa Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 dá direito a milhões de estudantes a oportunidade de ingresso ao ensino superior. O programa oferta vagas nas modalidades: graduação presencial e de ensino à distância (EAD).

O Sisu atende principalmente pessoas de baixa renda que sonham em fazer graduação em universidade pública. Uma boa parte das instituições do ensino superior têm parceria com o programa tanto a nível federal quanto estadual.

Essa parceria possibilita que o programa atenda o maior número possível de estudantes em todo país, democratizando o ensino superior no Brasil.

Quem for aprovado no Sisu 2022, pode estudar em universidades públicas federais, municipais e estaduais.  Porém, a distribuição das vagas obedece a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e por ser ações afirmativas, as universidades podem optar por vagas reservadas ou adotar a modalidade de bônus na nota do candidato.

Veja também: Saiu! MEC divulga cronograma oficial de inscrições para SiSU, ProUni e Fies em 2022