Calendário Restituição Imposto de Renda 2020: Saiba quando começa a Consulta!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Calendário Restituição Imposto de Renda 2020 – Saiba quando você pode fazer a consulta dos primeiros lotes da Restituição  IR!

Muitas pessoas estão ligadas para todos os seus benefícios possíveis. Isso porque nesse momento de instabilidade econômica é importante estar atento para toda a ajuda possível. É por isso que o Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2020 está sendo tão procurado. 

Para quem ainda nem sabe o que é a restituição do IR, essa é a situação em que a Receita Federal confirma que o contribuinte pagou mais impostos do que o necessário. Quando isso acontece, o cidadão recebe uma parte desse valor de volta. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a consulta. Confira e saiba exatamente quando você poderá saber verificar os valores. Fique atento e repasse a informação para familiares ou amigos que também declararam sua renda. 

Calendário Restituição Imposto de Renda 2020
Imagem: Divulgação

Consulta Restituição Imposto de Renda 2020

A consulta da Restituição do Imposto de Renda 2020 pode começar nesta semana! Será possível conferir o primeiro lote de devoluções feito pela Receita Federal, de acordo com especialistas. 

Baixar Programa Imposto de Renda 2020; Saiba como Fazer o Download do Programa e App!

A data da consulta da restituição do IR 2020 ainda não foi confirmada pela Receita, mas o que sempre acontece é que a instituição libera a consulta uma semana antes do pagamento. E o repasse dos valores já começa no dia 29 de maio!

Portanto, sabendo que o pagamento das restituições do IR 2020 começa na última semana de maio, é possível que a consulta aconteça já uma semana antes, na sexta-feira (22). O pagamento desse primeiro lote acontecerá na conta bancária indicada pelo contribuinte (no momento que fez a declaração). 

Como fazer consulta da Restituição Imposto de Renda

E quando for liberada, como fazer a consulta da Restituição do Imposto de Renda? Esse processo segue parecido com os anos anteriores e será possível conferir todos os detalhes caso tenha feito a declaração. 

O contribuinte deve seguir o passo a passo:

  • Acessar o site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp (ou ligar para o Receitafone 146); 
  • Outra opção viável é baixar o Aplicativo Pessoa Física (disponível para iOS ou Android); 
  • Depois disso é só preencher os dados: CPF, data de nascimento e ano de exercício (ano da declaração); o CPF deve ser preenchido sem traços, pontos, apenas números. 

O valor da restituição do IR é sempre corrigido pela taxa básica de juros (Selic), mas NÃO conta com alterações depois de entrar na conta. Caso você tenha problemas e não recebeu a restituição (na data de pagamento) deverá ligar para a Central de Atendimento: 0800-729-0001 ou 4004-0001 (nas capitais). 

Confira todos os detalhes, incluindo o calendário do pagamento da Restituição do IR 2020 no site: https://pronatec.pro.br/restituicao-do-imposto-de-renda-2020/

 

Leia Também