Calendário para SAQUE do FGTS em 2023 já está DISPONÍVEL; veja quando você receberá

Os valores são referentes ao saldo das contas ativas e inativas do FGTS. A modalidade do saque-aniversário é opcional e pode ser solicitada pelo app.

A Caixa divulgou o calendário de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 2023 para os trabalhadores que possuem contas ativas e inativas. As datas são direcionas para quem já aderiu ou pretende aderir ao saque-aniversário, modalidade que permite parte do resgate do saldo das contas anualmente.

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador que atua com carteira assinada de uma eventual demissão sem justa causa. No início de cada mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário em uma conta aberta na Caixa no nome do trabalhador

Dessa forma, o Fundo de Garantia é constituído pelo total desses depósitos mensais. Apesar do dinheiro pertencer ao trabalhador, a quantia só pode ser sacada em algumas situações específicas. O saque-aniversário é uma das modalidades disponíveis, a sua adesão é opcional, quem não escolher esta opção permanece com o saque-rescisão.

Calendário para SAQUE do FGTS em 2023 já está DISPONÍVEL; veja quando você receberá
As datas são para quem fez a adesão ou vai aderir ao saque-aniversário. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como aderir ao saque-aniversário?

A modalidade padrão é o saque-rescisão, que permite o saque integral do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Quem desejar pode optar pelo saque-aniversário que permite o resgate, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, de parte do saldo do FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória .

Quem quiser optar pelo saque-aniversário deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR). Ao fazer login no app, o interessado deve ir em “Saque-aniversário do FGTS”. É preciso ler e concordar com os termos e condições e selecionar “Optar pelo saque-aniversário”.

O aplicativo também permite fazer uma simulação de quanto o trabalhador vai receber. Basta ir em “Mais”, no rodapé da tela, surge a opção “Simulador de empréstimo saque-aniversário”. Também é possível retornar para o saque-rescisão, no entanto a migração só é feita dois anos após a data de adesão.

Veja também: Afinal, vale a pena ANTECIPAR o FGTS? Tire todas as suas dúvidas!

Calendário de saque do FGTS 2023

A Caixa informou que os valores vão continuar sendo liberados a partir do 1º dia útil do mês de aniversário do trabalhador e podem ser sacados até dois meses após o mês de nascimento. O valor da parcela disponível para saque pode ser de 5% a 50%, vai depender do saldo somado das contas do trabalhador no Fundo de Garantia, de 5% a 40% tem uma parcela adicional.

Confira o calendário de saque-aniversário em 2023

Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2023
Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023
Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio de 2023
Nascidos em abril: de 3 de abril a 30 de junho de 2023
Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2023
Nascidos em junho: de 1º de junho a 31 de agosto de 2023
Nascidos em julho: de 3 de julho a 29 de setembro de 2023
Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023
Nascidos em setembro: de 1º setembro a 30 de novembro de 2023
Nascidos em outubro: de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023
Nascidos em novembro: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024

Veja também: Você sabia que existem 15 situações que permitem você SACAR o seu FGTS? Tire suas dúvidas!