Calendário ENCCEJA 2020: Prova GRATUITA para CONCLUIR os ESTUDOS tem DATAS DIVULGADAS! Inscreva-se no ENCCEJA

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Calendário ENCCEJA 2020 – Fique por entro de todas as DATAS da prova para quem quer terminar Ensino Médio e Fundamental: Edital foi divulgado pelo Ministério da Educação!

Ótima notícia: o tão aguardado Calendário Encceja 2020 foi lançado! Depois de muito atraso por conta da pandemia do Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma oficial. 

Como já havia sido adiantado, não vai haver uma aplicação da prova neste ano. Mas isso não quer dizer que o exame tenha sido cancelado: todos os candidatos poderão fazer a inscrição para essa edição no início de 2021. 

Confira a seguir como ficaram os cronogramas e quais são as datas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Anote na agenda!

Calendário do ENCCEJA 2020
Imagem: Divulgação

Cronograma Encceja 2020

É oficial: foi lançado o cronograma Encceja 2020 junto com o edital oficial da prova. As informações relativas a próxima edição da prova foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de novembro. 

A primeira data de destaque no documento é a de justificativa de ausência do Encceja 2019. É isso mesmo: quem fez a inscrição no exame no ano passado e faltou em todas as provas, deverá justificar a sua falta para poder fazer a próxima edição. Isso deve ser feito entre os dias 14 e 20 de dezembro (mais detalhes no fim do texto). 

Outro destaque é sobre a confirmação do Encceja em 2021. Como já era esperado, o exame vai acontecer apenas no próximo ano e as inscrições também só serão disponibilizadas no início do próximo semestre. 

Datas Inscrições Encceja 2020 

As datas das inscrições Encceja 2020 já foram disponibilizadas: os candidatos devem inscrever-se entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. Ou seja, já no primeiro mês do próximo ano é necessário ficar atento para participar da prova de Ensino Médio ou Fundamental. 

Muitas pessoas já estavam aguardando que a prova fosse acontecer apenas no próximo ano já que o próprio presidente do Inep, Alexandre Lopes, indicou isso. De acordo com o edital, a data da prova do Encceja em 2021 será em abril, como havia informado o Instituto. 

IMPORTANTE: anote aí a data do exame: 25 de abril de 2021. De acordo com o documento, as provas tanto de Ensino Médio como de Ensino Fundamental acontecerão no mesmo dia:

Datas Inscrições Encceja 2020 

Calendário Encceja 2021

O calendário Encceja 2021 está disponível no edital que foi disponibilizado pelo MEC. De acordo com o documento, depois do período de justificativa de ausência (em dezembro de 2020) já começam as inscrições para quem pretende fazer o exame para terminar os estudos. 

Depois disso será aberto o espaço para solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Por fim, está marcada a prova do Encceja 2021 para o mês de abril. Confira a seguir o Encceja calendário 2020 2021:

Calendário do Encceja 2021

Justificativa de Ausência Encceja 

Por fim, outro destaque deste edital é a confirmação da necessidade de justificativa de ausência do Encceja. Como já havia sido confirmado no edital de 2019, quem falou na aplicação da última prova (em todas as disciplinas) precisará enviar um documento explicando essa falta. 

Quem não fizer a justificativa de ausência do Encceja 2019 NÃO poderá fazer a edição da prova aplicada em 2021. Os candidatos que optarem por justificar devem fazer isso entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. 

A justificativa será feita pelo próprio site do Inep, com os documentos assinados e datados de forma virtual. Quem não quiser justificar pode pagar uma multa Encceja no valor de R$ 40,00 para a Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Para conferir o edital completo do Encceja 2020, acesse: https://bit.ly/3fDzbOq

MAIS TEMPO para ESTUDAR! Adiamento da Prova do Encceja 2020: Veja como se PREPARAR com os materiais GRATUITOS do INEP!

 

Leia Também