Calendário do Enem 2023 é DIVULGADO: saiba quando vão acontecer as inscrições e aplicação das provas

Confira todos os detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio em 2023: fique atento para o cronograma!

O ano novo faz com que milhões de brasileiros organizem a sua vida profissional. Muitas dessas pessoas sonham em fazer um curso superior e por isso estão atentas para o novo calendário do Enem 2023 que foi divulgado oficialmente. 

O Exame Nacional do Ensino Médio segue sendo a principal prova do país para entrar em uma faculdade ou universidade gratuita. Fique atento para todos os detalhes e saiba como vai funcionar o exame que deverá ser feito por milhões de jovens e adultos. 

Cronograma Enem 2023
Confira todos os detalhes sobre o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Principais datas do Enem 2023

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando da prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ou seja, o exame segue valendo normalmente através do Ministério da Educação (MEC). 

A saber, as principais datas do Enem em 2023 foram divulgadas no segundo dia do ano. Na segunda-feira (2), o Inep divulgou até mesmo as datas das provas deste ano e todos os detalhes sobre os principais cronogramas. 

De acordo com o órgão oficial, as provas do Enem neste ano acontecerão novamente em dois domingos seguidos: no dia 05 e no dia 12 de novembro. Isso vem acontecendo nos últimos anos e não será diferente agora. 

Veja também: MEC altera o novo SiSU: saiba o que vai acontecer

Inscrição Enem 2023

É importante ficar atento, contudo, já que as inscrições estão marcadas para o mês de maio deste ano.

Ou seja, o prazo de inscrição do Enem em 2023 está definido entre os dias 8 e 19 de maio deste ano. 

Isso quer dizer que todos que querem fazer o cadastro esse ano para fazer a prova – e tentar uma vaga em faculdade ou universidade – devem fazer isso no mês de maio. 

Lembrando que quem quiser pode fazer o Enem para usar as notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Contudo, o Sisu 2023 acontece entre fevereiro e março de 2022 – apenas para quem participou do Enem 2022. 

Calendário completo do Enem 2023

Neste segundo dia do ano, o Inep antecipou todo o cronograma completo do Enem 2023

Por isso é importante ficar atento não apenas para as inscrições, mas também para as provas bem como os resultados que devem sair apenas no ano que vem. 

Confira, portanto, como ficou o calendário completo do Enem em 2023:

  • Inscrições no Enem em 2023: 8 a 19 de maio;
  • Dias das provas do Enem em 2023: 5 e 12 de novembro;
  • Data para a divulgação do gabarito das provas: 24 de novembro;
  • Data do resultado do Enem 2023: 16 de janeiro de 2024. 

Cronograma Enem PPL 2023

Finalmente, é importante lembrar que também vai acontecer o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). 

Portanto, atenção ao calendário do Enem PPL 2023 que ficou assim para as pessoas que farão a prova dentro de unidades prisionais ou socioeducativas:

  • Inscrições: 9 a 27 de outubro;
  • Provas Enem PPL: 12 e 13 de dezembro;
  • Gabarito: 27 de dezembro;
  • Resultados das provas do Enem PPL: 16 de janeiro de 2024.

Veja também: Prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies são antecipados pelo MEC; confira as datas