Calendário OFICIAL do Bolsa Família em 2023 vai mudar? Confira a previsão

Entenda os detalhes sobre o novo cronograma do programa Bolsa Família que deve voltar no próximo ano!

O fim do ano chegou e os próximos semestres devem trazer novidades para quem recebe pagamentos a partir do Governo Federal. Entre as principais novidades aguardadas estão os pagamentos do atual Auxílio Brasil. 

A saber, o benefício social deve mudar e voltar ao nome original. Por isso, já se fala sobre as possibilidades do calendário oficial do Bolsa Família em 2023. Além da nomenclatura outras novidades devem surgir. A questão é: afinal de contas, as datas realmente vão mudar?  

Calendário Bolsa Família
Confira todos os detalhes sobre como deve funcionar o calendário oficial do Bolsa Família em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Bolsa Família em 2023 – Como vai funcionar?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que milhões de brasileiros e brasileiras devem seguir recebendo normalmente os benefícios do atual Auxílio Brasil. 

Isso acontece porque a PEC da Transição foi aprovada bem como o Orçamento para 2023. Com isso, novos recursos serão liberados para a garantia do novo Bolsa Família

Ou seja, o funcionamento do programa está confirmado com o mesmo valor além de um pagamento adicional de R$ 150.

Para quem não sabe, foi confirmada uma das propostas do novo governo: o pagamento adicional para crianças de até 6 anos de idade em famílias de beneficiários. 

O aumento vai se dar a partir da possibilidade de aproximadamente R$ 170 bilhões fora do teto de gastos. 

Veja também: Parcelas do Bolsa Família serão DEPOSITADAS através de qual banco? Terá um novo CARTÃO para saque?

Calendário do Bolsa Família para 2023 já saiu?

Muitas pessoas estão querendo saber sobre os depósitos nos próximos meses, mas é necessário aguardar a posição do Ministério da Cidadania. 

O calendário do Bolsa Família de 2023 ainda não foi divulgado. Ainda assim muitas pessoas estão querendo ansiosamente saber como vai ficar a definição do cronograma. 

Apesar de não ter tratado sobre isso, o governo de transição já confirmou que os pagamentos são prioridade. Portanto, os beneficiários não precisam se preocupar com possíveis atrasos ou indefinições em relação ao pagamento. 

Mudanças nos calendários do Bolsa Família?

Finalmente, existem algumas plataformas de notícias especulando sobre a possibilidade de novidades. 

Alguns falam sobre possíveis mudanças no calendário do Bolsa Família em 2023. A principal delas, pode dizer respeito ao prazo para fazer o saque. Anteriormente, os beneficiários tinham até 90 dias para mexer no benefício e isso pode voltar. 

Contudo, isso acontecia quando os valores eram depositados diretamente no cartão do Bolsa Família. Hoje em dia, através do Auxílio Brasil, os pagamentos acontecem diretamente na conta da Caixa Econômica Federal. 

Por isso os beneficiários devem ficar atentos para o que será divulgado no início do ano. Ao que tudo indica, novidades devem surgir através do Ministério do Desenvolvimento Social. 

A saber, o responsável por essa pasta será o Wellington Dias (PT). Segundo o futuro ministro, novidades devem surgir no programa sim, incluindo um pente-fino para evitar irregularidades. 

Ainda assim, as datas dos pagamentos não devem mudar consideravelmente. Ou seja, os pagamentos devem seguir nos últimos 10 dias úteis do mês e em ordem do número final de inscrição do NIS. 

Veja também: Lula CONFIRMOU a antecipação do Bolsa Família em janeiro?