Afinal, a CAIXA vai antecipar os valores do Bolsa Família mesmo?

Uma questão extraordinária mudou a forma de antecipação para algumas pessoas. Saiba se você é uma delas.

As antecipações convencionais no Bolsa Família ocorrem todos os meses, normalmente, aos sábados. Mas este mês, por conta de eventos extraordinários acontecidos no país, um grupo de pessoas terá a antecipação de forma diferente.

Antecipação acontece diferente para estes beneficiários. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Entenda

Nos últimos meses, algumas regiões do Brasil têm sofrido com as adversidades climáticas e decretado estado de emergência. Beneficiários destes locais poderão antecipar o pagamento do Bolsa Família no primeiro dia útil de pagamento. No caso, 17 de novembro. Ou seja, não haverá a necessidade de aguardar a numeração do NIS para o repasse.

Ao todo serão atendidas cerca de 960 mil famílias em mais de 300 municípios. O repasse total contabiliza R$688,54 milhões do Governo Federal. As regiões em questão são: Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja também: https://pronatec.pro.br/perder-bolsa-familia-vacina/

Calendário de pagamentos

Para os demais beneficiários, os pagamentos seguem com as antecipações convencionais.

  • Segurados com NIS final 1: pagos no dia 17 de novembro;
  • Segurados com NIS final 2: pagos no dia 20 de novembro;
  • Segurados com NIS final 3: pagos no dia 21 de novembro;
  • Segurados com NIS final 4: pagos no dia 22 de novembro;
  • Segurados com NIS final 5: pagos no dia 23 de novembro;
  • Segurados com NIS final 6: pagos no dia 24 de novembro;
  • Segurados com NIS final 7: pagos no dia 27 de novembro;
  • Segurados com NIS final 8: pagos no dia 28 de novembro;
  • Segurados com NIS final 9: pagos no dia 29 de novembro;
  • Segurados com NIS final 0: pagos no dia 30 de novembro.

Importância de estar atualizado

Nos últimos tempos, tem se observado um aumento nos bloqueios do benefício, muitas vezes decorrente de informações erradas ou falta de atualização dos dados cadastrais no Cadastro Único (CadÚnico).

O CadÚnico é o banco de dados que contém as informações das famílias que se candidatam ao Bolsa Família. É fundamental que esses dados sejam atualizados regularmente para que o programa possa operar de forma eficiente e justa.

Infelizmente, muitas famílias não têm conhecimento dessa necessidade e acabam sendo penalizadas com o bloqueio do benefício devido a informações desatualizadas. Outro motivo que tem levado ao bloqueio do Bolsa Família é a inserção de informações incorretas no CadÚnico. Muitas vezes, por falta de informação ou orientação adequada, as famílias acabam fornecendo dados equivocados, o que pode levar ao bloqueio do benefício.

É indispensável que as famílias beneficiárias do Bolsa Família procurem regularmente os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para verificar se há necessidade de atualização das informações ou adicionar dados como novo membro da família, gravidez, mudança na renda familiar, etc. Quando bloqueado, o benefício pode demorar até 90 dias para ser reestabelecido. Imagine ficar 90 dias sem um valor que é fundamental para o seu sustento?

O bloqueio do Bolsa Família não é uma punição, mas sim uma medida para garantir que o programa esteja atendendo de forma adequada às famílias que realmente necessitam dele. Nesses caso, é melhor prevenir do que remediar!

Veja também: https://pronatec.pro.br/pix-de-r-900-para-beneficiarios-do-bolsa-familia/