Caixa PODE liberar FGTS para IDOSOS: Veja quando SACAR e o VALOR!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Caixa PODE liberar FGTS para IDOSOS – Entenda como vai funcionar esse tipo de saque do Fundo de Garantia para idosos!

Você sabia que a Caixa pode liberar FGTS para idosos? Essa é uma ótima notícia para trabalhadores que possuem esse tipo de conta e que muitas vezes possuem um grande saldo mas não podem fazer o saque. 

Por isso surgiu o projeto para disponibilizar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para essa parte da população. Confira e saiba mais detalhes sobre o texto que pode garantir esses benefícios. 

Caixa PODE liberar FGTS para IDOSOS
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Saque FGTS para quem tem mais de 60 anos

O saque do FGTS para quem tem mais de 60 anos pode ser uma realidade em breve. O Projeto de Lei (PL 5.518/2019) está em andamento e pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

O que faz esse texto é modificar as atuais regras da legislação do FGTS. A intenção é adicionar um trecho que garante o saque do FGTS para trabalhadores maiores de 60 anos. Isso seria feito diretamente na parte do texto original que fala sobre as possibilidades de movimentação do dinheiro. 

Essa mudança surge para garantir melhores políticas para a população idosa já que o texto atual muitas vezes faz com que essa população continue trabalhando mesmo depois de chegar aos 60 anos e já ter feito sua contribuição. 

Saque FGTS 70 anos

É importante lembrar que hoje em dia existe na lei um espaço sobre o saque em determinada idade, o saque do FGTS com 70 anos. Pelo texto atual, existe essa previsão de que o trabalhador obtenha os valores quando chegar nesse momento da vida apenas. 

A ideia de diminuir a idade para sacar o FGTS surge apoiado também no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). De acordo com esse texto, existe a necessidade de proteger essa parte de população com idade igual ou superior a 60 anos. 

Agora é importante continuar acompanhando a tramitação do projeto que garante justamente essa facilidade de acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço já a partir dos 60 anos. 

Quando sacar FGTS por idade

Então quando sacar o FGTS por idade? Atualmente ainda é necessário ter a idade mínima de 70 anos. Mas o Projeto de Lei (PL 5.518/2019) ainda está em trâmite justamente para mudar para 60 anos a idade mínima. 

No site oficial da Câmara de Deputados, o projeto aparece em tramitação. De acordo com a consulta o texto está aguardando “Apreciação Conclusiva pelas Comissões”, o que pode acontecer a qualquer momento já que está apenas aguardando parecer do relator na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO). 

Já os valores do saque FGTS para idosos sempre vai variar de acordo com o que cada um possui na conta. Em geral, esse tipo de conta (de uma vida inteira trabalhando) possui bons rendimentos, que podem garantir um ótimo saque de Fundo de Garantia por idade

Solicitar SAQUE-ANIVERSÁRIO do FGTS em NOVEMBRO: Veja como, VALOR e DATAS para SACAR!

 

Leia Também