Caixa libera novas OPÇÕES DE SAQUE para brasileiros; veja quem pode receber

Novidade nor ar: novas opções de saque. Se voce quer saber como, confira o artigo adiante!

As novas opções de saque para a retirada do FGTS é um dos assuntos financeiros do momento. Isso porque, para quem não conhece bem, as formas de saque são primordiais para tornar o saque mais simples e facilitado, e assim ter acesso ao dinheiro mais rapidamente.

E como este é um direito do trabalhador CLT, muitos buscam formas mais simples para sacar o dinheiro sem muitas complicações. Então, se você quer saber mais detalhes sobre as novas modalidades de saque concedida pela Caixa, então não deixe de conferir o artigo a seguir!

novas OPÇÕES DE SAQUE para brasileiros; veja quem pode receber
4 novas opções de saque liberadas pela Caixa para brasileiros / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o saque FGTS?

Por meio da Caixa Econômica Federal, uma das principais instituições financeiras do Brasil, o trabalhador agora tem até quatro opções de saque do FGTS. Como este é um fundo criado para proteger o trabalhador em determinadas circunstâncias, funciona basicamente com o saque de 8% do valor do seu salário. 

Os valores do FGTS pertencem exclusivamente ao trabalhador e em algumas situações especiais podem ser sacados sem que o trabalhador saia do emprego. Entre agora no nosso grupo exclusivo do Telegram e fique ligado O dinheiro é depositado em uma conta poupança com base em um contrato de trabalho que o cidadão tem o direito de aplicar na empresa. 

No entanto, nem todo mundo consegue, algumas condições precisam ser atendidas para obtê-lo. 

Veja também: Saque de aniversário do FGTS está acabando; veja quem ainda pode pedir

Quais são as opções de saque, afinal? 

As quatro modalidades de saque têm o intuito de facilitar o acesso ao direito para os trabalhadores, e assim, evitar que precisem passar por filas e processos burocráticos. 

Então, vamos agora conhecer as modalidades. Basicamente, consiste em:

  1. Saque Rescisão;
  2. Saque Aniversário;
  3. Saque por Aposentadoria;
  4. Saque por Doença Grave.

Essas são as 4 modalidades concedidas pela Caixa. Agora, vamos especificar cada uma dessas modalidades, a fim de direcionar você na melhor opção referente a sua situação do momento. A primeira modalidade, que é o Saque Rescisão, é um tipo de retirada que é permitida em caso de desligamento sem justa causa da empresa, e permite o pagamento integral do valor disponível no FGTS. Então se você pensa em tirar todo o valor, essa é a opção recomendada. 

Já o Saque Aniversário é pago no mês em que o trabalhador nasceu, anualmente, recebendo apenas parte do saldo disponível no FGTS, mas impossibilitando a aceitação do saque. Nos casos de despedimento sem justa causa, quando o trabalhador pode então revogar a demissão a partir da data de nascimento, apenas terá direito a multa por cessação do contrato de trabalho no valor de 40% do valor de forma contínua.

Em relação ao Saque por Aposentadoria, essa é basicamente uma opção indicada para quando  um aposentado já possui um amplo acesso aos saldos de suas contas ativas desde antes da aposentadoria, e inativas do FGTS sob certas condições de restrições . Caso o trabalhador queira continuar no mesmo emprego após a aposentadoria, poderá fazer saques mensais de valores do FGTS. Se você deseja trabalhar em outra empresa, só terá total acesso se for demitido sem justa causa. 

A última opção, que é o Saque por Doença Grave, é um saque que é permitido solicitar, visando dar um suporte financeiro e um auxílio no tratamento de doenças graves como câncer, HIV, doenças terminais, entre outras aceitas pelo governo.

Veja também:  Não consegue sacar através do Caixa Tem? Aprenda a resolver os erros do app