Caixa Econômica Federal anuncia DECISÃO sobre o empréstimo consignado; saiba o que mudou!

Banco anuncia tempo de espera maior para liberar o dinheiro

0

A Caixa Econômica Federal está oferecendo o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil.O banco disponibilizou o serviço em outubro deste ano, logo após o primeiro turno das eleições presidenciais. Embora a modalidade já existisse no país, é a primeira vez que o empréstimo é oferecido para beneficiários de um programa de transferência de renda. É importante ressaltar que, além do Auxílio Brasil, ele também está sendo oferecido para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Assim, muitos brasileiros que solicitam o empréstimo pela estatal se deparam com uma surpresa ao demorarem para receber o dinheiro. Depois de um tempo, a Caixa Econômica Federal finalmente se pronunciou sobre o tema. Veja o que o banco disse lendo esta matéria. 

DECISÃO-sobre-o-empréstimo-consignado
PROTEGER
A Caixa Econômica Federal está liberando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil com um tempo de espera maior – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Caixa Econômica Federal pede tempo de espera maior para liberar o dinheiro

Antes de mais nada é necessário entender que o banco pedia um prazo de até 48 horas para liberar o dinheiro para os clientes que foram aprovados na análise de crédito para o consignado do Auxílio Brasil. Mas, na prática, a demora era muito maior. Nas agências do banco, os funcionários avisaram que o tempo de espera é, na verdade, de até cinco dias úteis. 

Para falar a verdade, os beneficiários que procuravam as agências da Caixa Econômica Federal já foram comunicados pela mudança no tempo de espera para liberar o dinheiro. Mas, o aviso no aplicativo do banco só começou a ser anunciado nesta semana, de acordo com os clientes do banco.  

Os motivos da demora começam com uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que determinou a suspensão do empréstimo por 24 horas. A Justiça queria entender quais os métodos da Caixa Econômica Federal para liberar os créditos. Após o prazo ser cumprido, muitas pessoas começaram a pedir o consignado para a Caixa Econômica Federal. Então, houve uma demora maior. 

Por fim, é importante deixar claro que o Ministério da Cidadania estabeleceu um prazo de dois dias para liberar o dinheiro. Portanto, a Caixa Econômica Federal precisa de uma autorização da pasta para que estabeleça o novo prazo de cinco dias. 

Veja também: Lei de trânsito pode MULTAR milhares de motoristas brasileiros; entenda!

Condições do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Diante disso, confira as condições para solicitar o serviço. O Governo Federal estabeleceu que os bancos podem cobrar até 3,5% ao mês da população para receber o dinheiro. O menor valor registrado pelo Ministério da Economia é de 2,89% ao mês. Embora a Caixa Econômica Federal tenha prometido as menores taxas, a estatal cobra 3,45% de juros ao mês, quase o dobro cobrado para servidores públicos federais, que é de 1,72% ao mês. 

O consignado pelo Auxílio Brasil não pode ultrapassar 40% da renda do beneficiário. Atualmente, o benefício é de R$ 600,00. Mas, no orçamento enviado para 2023, o Executivo Federal disponibilizou uma verba de R$ 400,00 por mês para pagar o benefício. 

Veja também: Golpe da CENTRAL do banco tem feito muitas vítimas: veja como se PROTEGER