Seu CadÚnico pode estar IRREGULAR: confira os documentos necessários para ATUALIZAR seu cadastro
Descubra os perigos de ter o seu cadastro desatualizado e saiba o que é necessário para que seja atualizado imediatamente.
O Cadastro Único é o recurso utilizado pelo Governo Federal, em todos os municípios do país, para inserir as famílias nos programas e benefícios sociais ofertados.
Muitas pessoas ainda vivem abaixo do limite da pobreza e infelizmente ainda precisam de uma intervenção estatal para garantir os meios mínimos de sobrevivência. Foi com esse intuito que o Cadastro Único surgiu nos municípios. Porém, para acessar todas as vantagens incluídas nele, é necessário cumprir com alguns deveres impostos pelo governo, como por exemplo, está sempre o atualizando.
Confira as situações onde o seu cadastro consta como irregular, saiba como solucionar esta questão e quais são os documentos necessários para isso.

Curiosidades pertinentes ao CadÚnico
É através dessa ferramenta que o Governo Federal brasileiro fornece os programas como o Bolsa Família e o Auxílio-gás, por exemplo, para a população que deles necessitam.
Este é um método de atuação do tripé de assistência da seguridade social que é voltada para quem dela necessitar de acordo com os critérios delimitados pela lei vigente no país.
Para inscrever-se é necessário que a renda mensal familiar seja até de meio salário mínimo por pessoa, 3 salários mínimos a renda mensal total da família, ser uma família unipessoal (morar sozinho) ou ainda ser um morador de rua.
O atendimento social para a inscrição é realizado através dos centros socioassistenciais do município, os CRAS. Através deste atendimento, se você obtiver o direito, será incluído para o acompanhamento social realizado pela equipe de profissionais da instituição e poderá receber os serviços que ali são ofertados. Todas as informações de caráter sigiloso fornecidas no atendimento, continuarão em sigilo pelos profissionais técnicos que cumprem o código de ética devido de suas profissões e seguem as regulamentações da instituição. O parecer gerado por estes profissionais através dos instrumentos técnicos servirão de subsídio para as tomadas de decisões.
Veja também: A cesta básica é um DIREITO de TODOS do Bolsa Família? Veja quem está ELEGÍVEL
Documentos necessários para a inscrição
No momento do atendimento social no CRAS e no momento da entrevista social é necessário que a família escolha o seu titular para o cadastro, que normalmente é indicado que seja a matriarca da família. A pessoa titular deve ter no mínimo 16 anos de idade e deverá está com os seguintes documentos em mãos (tanto os seus quanto os de toda a família):
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- CPF;
- RG;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Registro administrativo de nascimento indígena (RANI).
Obviamente, nem todas as famílias apresentarão todos estes documentos, mas aqueles entre estes que possuírem, é preciso que sejam levados.
Diante disso, é TOTALMENTE NECESSÁRIO que o seu cadastro, quando feito, seja atualizado até o prazo de 2 anos (24 meses). É muito importante que nunca passe disso. No momento da atualização, esteja novamente com os documentos acima em mãos. Porém, se caso, em tempo inferior a 2 anos, algum dado em seu cadastro mudar, volte ao CRAS e faça a sua atualização mesmo que o tempo limite não tenha cumprido o prazo.