Caderno do Aluno 2018

Caderno do Aluno 2018 – Todos os detalhes sobre o Caderno do Aluno, confira!

Edição de Caderno do Aluno 2018 chegará às escolas por meio do programa São Paulo Faz Escola.

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio matriculados na rede estadual possuem um material escolar exclusivo desenvolvido por profissionais da Educação do Estado de São Paulo.

Lançado no ano de 2009, o intitulado “Caderno do Aluno” o material chega às salas de aula duas vezes ao ano, sendo a primeira no início do ano letivo e a segunda no segundo semestre do ano, após as férias escolares.

O objetivo do Caderno do Aluno é igualar os níveis de aprendizado. O que isto significa? A padronização do ensino, nada mais é do que todos os anos (séries) estudem o mesmo conteúdo, sem que haja atrasos. Por exemplo, o 7° ano do Ensino Fundamental da escola X está com o conteúdo e o desempenho de seus alunos atrasados, comparado ao 7° ano do Ensino Fundamental da escola Y.

Para acabar com esta diferença, foram desenvolvidos os Cadernos do Aluno, assim, todos os professores têm um conteúdo certo de ensino, evitando que ocorram diferenças de uma classe para outra.

Quais conteúdos disponíveis na apostila do aluno 2018?

Caderno do Aluno 2018O conteúdo presente nos cadernos atende às especializações do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática; ajudando os estudantes em seu desenvolvimento.

Os cadernos possuem textos, exercícios e respostas. Assim como os alunos, os professores também possuem estes cadernos sob a versão do Caderno do Professor, facilitando o preparo das aulas.

Como ter acesso ao Caderno do Aluno 2018?

resposta do caderno do alunoAnualmente, os Cadernos do Aluno são destinados aos estudantes que se encontram nos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. A entrega deste material ocorre duas vezes ao ano, no início do período letivo e na volta às aulas de junho/julho.

Por estarmos ainda no primeiro ano letivo de 2017, ainda não foi disponibilizado o Caderno do Aluno 2018.

No entanto, vamos nós iremos ensiná-los a como ter acesso aos cadernos (deste ano) de modo simplificado, através do site da Secretaria Escolar Digital de São Paulo. Para isso, é necessário criar um cadastro no portal.

 

Feito o seu cadastro, basta informar o seu e-mail e a senha e efetuar o login. Assim, você terá acesso a todos os conteúdos do Caderno do Aluno.

O mesmo procedimento valerá para o Caderno do Aluno 2018 assim que ele estiver disponível.

Em caso de mudança em 2018 sobre as informações relacionadas aos cadernos, atividades e respostas, e até mesmo o modo de acesso serão notificados aqui, mantendo-os informados.

Quais conteúdos estão disponíveis na Secretaria Escolar Digital

Feito o seu cadastro no portal da Secretaria Escolar Digital, você terá acesso aos Cadernos do Aluno dos Ensinos Fundamental e Médio.

As séries contempladas com o material exclusivo do Caderno do aluno são:

  • Ensino Fundamental: 5ª Série, 6ª Série, 7ª Série e 8ª Série.
  • Ensino Médio: 1º Ano, 2º Ano e 3º Ano.

O conteúdo de todas as matérias disponíveis no portal são assuntos já abordados e estudados em sala de aula.

Conheça também o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos!

Respostas do Caderno do Aluno 2018

apostila do alunoOs alunos estão sempre sujeitos a encontrar (e muitos deles em busca de)  as “respostas” dos cadernos nos mais variados sites, em tópicos de discussão, fóruns e nas redes sociais.

Não confie nestas respostas, tampouco as compartilhe. Elas não são oficiais e podem conter informações equivocadas, portanto, espere pela distribuição oficial dos Cadernos 2018 e acesse ao portal da Secretaria Escolar Digital.

Além do mais, os professores advertem os alunos para fazer uso das respostas apenas em casos de correção e outras necessidades de auxílio, e não para fazer a cola de respostas.

 

Leia Também