Milhares de cadastros do Auxílio Brasil apresentam indícios de FRAUDE: famílias deixarão de receber?

Pente-fino deverá ser realizado em cerca de 2,5 milhões de cadastros de famílias com uma única pessoa inscrita no CadÚnico até maio de 2023; saiba detalhes do caso.

Já havia sido anunciado que um pente-fino seria realizado nos cadastros das pessoas que recebem o Auxílio Brasil de R$ 600 na tentativa de descobrir possíveis irregularidades nos inscritos. Isso porque o Ministério da Cidadania havia percebido uma movimentação diferente de cadastros nos últimos 12 meses.

A equipe pertencente ao gabinete de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou um relatório recentemente à imprensa que mostra que possíveis fraudes foram encontradas. Com isso, surgem questionamentos: o que irá acontecer com estes beneficiários?

Milhares de cadastros do Auxílio Brasil apresentam indícios de FRAUDE: famílias deixarão de receber?
Contas podem ser suspensas caso a fraude seja comprovada Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aumento em pessoas únicas inscritas

Dados públicos da Vis Data 3 da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) apontam que houve um aumento no número de famílias com apenas uma pessoa inscrita no Auxílio Brasil. De acordo com estes dados, o aumento foi de 197% entre dezembro de 2018 e outubro de 2022.

Estas famílias com uma pessoa inscrita indicam que são adultos que moram sozinhos e que recebem os R$ 600 referentes ao Auxílio Brasil. No mesmo período citado anteriormente, o crescimento de famílias com dois ou mais integrantes cadastradas no CadÚnico para receber o benefício aumentou em 21%.

Apenas em 2022 o acréscimo de pessoas morando sozinhas e que recebem o auxílio foi de mais de 2 milhões de cadastros. Com isso, há a suspeita de que tenham ocorrido divisões fictícias em uma mesma casa para permitir que mais integrantes recebam o benefício.

O Ministério da Cidadania criou uma instrução normativa que estabelece um calendário para realizar um pente-fino nestes cadastros. Conforme consta no cronograma, precisam ser conferidos dados de 2,5 milhões de cadastrados até maio do ano que vem.