Notícias

Mais de 500 MIL pessoas são EXCLUÍDAS do Cadastro Único por motivo INESPERADO

Não é novidade para ninguém que o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é considerado a porta de acesso para muitos benefícios sociais, entre eles o Bolsa Família – a transferência de renda oficial do país. O banco de dados foi criado há mais de vinte anos e se popularizou em 2033, com a criação do Bolsa Família. 

Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está fazendo uma análise no banco de dados. Muitas pessoas estavam recebendo a transferência de renda de forma indevida. Além do mais, é necessário fazer a atualização cadastral com frequência.

Por essa razão, milhões de brasileiros já foram cortados do Cadastro Único. Contudo, neste mês o MDS cortou mais de meio milhão de brasileiros por um motivo inusitado. Continue lendo esta matéria para saber mais sobre os cortes. 

Governo vai excluir mais de 500 mil pessoas do Cadastro Único – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Ministério do Desenvolvimento Social corta mais de 500 mil brasileiros do Cadastro Único

Antes de mais nada, é importante deixar claro o que é o Cadastro Único. Conforme já mencionado, é um banco de dados do Governo Federal, que é considerado a porta de entrada para diversos benefícios sociais. Além do Bolsa Família, o Governo paga o Auxílio Gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo. 

Uma das regras do CadÚnico é a atualização dos dados cadastrais do beneficiário. Na realidade, todos os anos, o Governo Federal realiza esta verificação, uma vez que ela está prevista em lei. No entanto, em 2023 dois eventos fizeram com que o MDS intensificasse a atualização. A pasta já cortou cerca de 2,5 milhões de pessoas neste ano. 

Veja também: PRESENTE para inscritos no CadÚnico semana que vem: aprenda a sacar

Em primeiro lugar, é necessário atualizar o Cadastro Único a cada dois anos. Por conta da pandemia, muitos brasileiros não realizaram tal procedimento. Além do mais, o TCU (Tribunal de Contas da União) alegou que diversos brasileiros receberam o Auxílio Brasil – antiga transferência de renda – de forma indevida. Dessa forma, houve a averiguação cadastral. 

De forma geral, os brasileiros precisam fazer a atualização em duas hipóteses. 

  • A cada dois anos, conforme já mencionado;
  • Sempre que houver algum tipo de mudança no cadastro: ou seja, se o número de integrantes da família se alterar (morte ou nascimento), caso haja aumento ou diminuição de renda, mudança de endereço, entre outros.

Vale destacar que a não atualização do Cadastro Único pode fazer com que as famílias percam o benefício. No entanto, a última exclusão do MDS não foi por conta de nenhum dos motivos citados até agora. 

Afinal, por que o Ministério do Desenvolvimento Social excluiu os brasileiros?

Ao todo, 600 mil pessoas foram cortadas do Cadastro Único. De acordo com a pasta, estes brasileiros, na verdade, estão mortos. Ou seja, não há razão para deixá-los cadastrados no sistema. Afinal, não podem usufruir de nenhum benefício. Neste ano, o MDS está realizando uma série de ações para atualizar o sistema do banco de dados. 

Veja também:  Brasileiros que fazem parte do Cadastro Único podem ter benefícios CONGELADOS: entenda!

Arthur Codjaian

Graduado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, trabalho com internet há quatro anos. Atuo como redator e Social Media, nas áreas de finanças pessoais e política. Sou apaixonado por gastronomia e tenho uma página de receitas e avaliação de restaurantes.

Compartilhe
Publicado por
Arthur Codjaian

Notícias recentes

Governo vai cancelar NOVA leva de beneficiários do Bolsa Família? Fique atento!

Milhares de beneficiários do Bolsa Família devem passar por mais uma leva do pente-fino do…

8 minutos atrás

Saque do FGTS LIBERADO para mais um grupo ainda em julho: veja QUEM tem direito

O saque do FGTS vai contemplar mais um grupo de pessoas neste mês, bastando que…

2 horas atrás

Banco Central vai liberar PIX por APROXIMAÇÃO: veja como a novidade funciona

O Banco Central está trabalhando para liberar uma nova modalidade de pix para os brasileiros…

9 horas atrás

Tenho 55 anos de idade e contribuí por 15, posso me aposentar? Entenda as regras!

As regras para a aposentadoria podem ser um pouco nebulosas para os brasileiros, mas é…

9 horas atrás

Bolsa Família vai AUMENTAR para R$ 1,5 MIL? Entenda a decisão RECENTE!

A possibilidade de um aumento no pagamento do Bolsa Família chama a atenção de beneficiários…

12 horas atrás

Conta de luz muito CARA? Veja TUDO o que você paga mensalmente nessa cobrança

A conta de luz segue sendo uma das mais caras para os brasileiros todos os…

14 horas atrás