Cadastro Único passa a pagar NOVO benefício aos inscritos; confira as REGRAS para saber quem pode receber

Aqueles que possuem registro ativo no Cadastro Único poderão contar com um novo pagamento. Confira os detalhes sobre o benefício!

Como muitas pessoas sabem, atualmente, a porta de entrada para receber diversos benefícios assistenciais é o Cadastro Único. Através dele, milhares de brasileiros conseguem auxílios que os ajudam a sair da situação de vulnerabilidade social, pois repassam recursos e até dinheiro. Recentemente, aliás, o registro passou a fornecer mais um pagamento, dessa vez para um grupo específico.

Dessa forma, caso você esteja curioso para saber como esse novo pagamento funciona, como se inscrever para recebê-lo e quem pode ter acesso, basta continuar acompanhando a leitura do texto a seguir. 

Você sabia que o Cadastro Único está para oferecer um novo benefício aos cidadãos? Veja do que se trata!
Você sabia que o Cadastro Único está para oferecer um novo benefício aos cidadãos? Veja do que se trata! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novo benefício para jovens através do Cadastro Único

A princípio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última terça-feira (28/11) a Medida Provisória (PT) que estabelece o pagamento de um novo programa através do Cadastro Único, destinado aos jovens que estudam em escolas públicas. Portanto, o novo auxílio visa ajudar este grupo (desde que estejam dentro de algumas regras) com um repasse financeiro. 

Em síntese, trata-se de uma espécie de poupança educacional, cujo objetivo principal é evitar a evasão escolar que geralmente acontece porque os jovens precisam trabalhar, tendo de abandonar a escola. Frente a isso, o governo federal reconhece que, todos os anos, os adolescentes precisam decidir se terminam os estudos ou já começam a ajudar em casa, visto que o segundo acaba acontecendo, devido às necessidades da família. 

Por isso, o novo programa deve trazer uma diferença nesse cenário. Até o momento, a estruturação está ocorrendo da seguinte forma:

  • Depósitos todos os meses: o governo realizará, mensalmente, depósitos em uma conta poupança criada especificamente para o beneficiário. Ainda não há determinação do valor;
  • Resgate após o término do ano: os alunos que recebem o benefício do Cadastro Único poderão resgatar as quantias após concluírem cada série, ou seja, o dinheiro acumula durante todo o ano letivo;
  • Requisitos e cumprimento: primeiramente, é importante que o aluno tenha uma frequência específica na escola, além de manter os dados no Cadastro Único atualizados, como de praxe, se matricular no ano seguinte e participar de todas as avaliações. 

Veja também: 7 opções de negócio para começar com baixo investimento

Como se inscrever para ter acesso a ele?

Ademais, aqueles que ficaram interessados na possibilidade de receberem o novo pagamento devem se inscrever através do Cadastro Único para ter acesso aos valores. Isso acontece quando o beneficiário vai até um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), devendo levar todos os documentos de quem mora com ele na mesma residência, além dos seus próprios. 

Por lá, é importante fornecer esses dados e passar por uma entrevista, em que o beneficiário que estiver se cadastrando será o responsável familiar. Por esse motivo, aliás, é importante que ele tenha mais de 16 anos de idade e, de preferência, seja uma mulher. Dentre as demais regras de participação, a família deve receber apenas meio salário por pessoa. 

Em relação ao benefício, especificamente, ele ainda está passando por uma fase de desenvolvimento, não estando disponível agora. Portanto, aqueles que quiserem participar devem aguardar por novas informações. 

Veja também: Essas frutas podem ser VENENO para os cães; confira a lista