Cadastro Único LIBERA nova Carteira com BENEFÍCIO: Veja como SOLICITAR, os REQUISITOS e Prazo de ENTREGA

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Cadastro Único LIBERA nova Carteira com BENEFÍCIO – Entenda exatamente como funciona essa carteira que pode garantir descontos e gratuidade em viagens!

Muitas pessoas agora estão passando por dificuldades financeiras e isso se aplica mais ainda para populações minoritárias – como é o caso dos idosos, por exemplo. Justamente por isso o Cadastro Único liberou uma nova carteira com benefício

A ideia é justamente que mais pessoas possam viajar e fazer um deslocamento interestadual pagando menos ou de forma gratuita. Para isso é necessário fazer uma solicitação do documento que irá ofertar esse tipo de ajuda. Entenda quais são os requisitos e quem pode fazer o pedido. 

Cadastro Único LIBERA nova Carteira com BENEFÍCIO
Imagem: Jhonney Macena/Divulgação

Carteira para Viajar Gratuitamente

Você sabia que existem diferentes opções para ganhar descontos andando de ônibus? Algumas delas já são mais tradicionais e reconhecidas por grande parte da população, mas outras não são tão aproveitadas assim como carteira para viajar gratuitamente

Os estudantes, por exemplo, geralmente usam a sua carteirinha para conseguir descontos nos deslocamentos dentro do seu estado. Esse é o benefício da meia-entrada que serve para diferentes tipos de serviços. O ID Jovem para viajar de ônibus também garante, em alguns casos, a gratuidade até mesmo para viagens interestaduais. 

Mas você sabia que também existe a opção de garantir esse tipo de benefício para a terceira idade? Vamos falar mais sobre isso. 

Carteira Idoso Intermunicipal e Interestadual

Muitas pessoas ainda não sabem, mas existe uma Carteira do Idoso intermunicipal e interestadual. Milhões de pessoas que estão nesse grupo ainda não sabem disso, mas podem usar o benefício para viajar de graça ou com grandes descontos. 

Se você possui idosos na sua família ou faz parte desse grupo, pode ser interessante saber como tirar carteira de idoso interestadual que poderá ser usada por esse beneficiário. Esse auxílio serve para situações de deslocamento também em cidades do mesmo estado. 

Requisitos Carteira Idoso

Outra boa notícia é que existem poucos requisitos para fazer carteira do idoso. Quem está na faixa de 60 anos ou mais já pode ficar atento para conseguir o documento que vai trazer esses benefícios. 

Os requisitos carteira idoso são:

  • Ter mais de 60 anos; 
  • Receber um máximo de dois salários mínimos; 
  • Não ter meio de comprovação de renda (quem tem não precisa fazer a carteira, pode usar o comprovante); 
  • Possuir Número de Identificação Social (NIS) válido. 

Mas a carteira do idoso é obrigatória? Não! Quem quiser, pode usar apenas o contracheque, carteira de trabalho, carnê de contribuição ou outro documento de comprovação de renda. 

Como Fazer Carteira do Idoso 

Finalmente, como fazer a carteira do idoso? O primeiro passo é, como dito anteriormente, ter o NIS em dia. Quem ainda não possui o Cadastro Único (CadÚnico) que libera o número do NIS deve ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto do INSS mais próximo. 

Quem já tem o número deve pedir a carteira do idoso diretamente em um órgão de assistência social do município. Quem não sabe o lugar do órgão de sua região pode ir diretamente em uma unidade do CRAS para obter mais informações ou até mesmo fazer a solicitação do documento. 

Com o documento de comprovação em mãos para solicitar Bilhete de Viagem do Idoso ou passagem com desconto para idoso é possível ir diretamente em um guichê das empresas de transporte e pedir a passagem gratuita. IMPORTANTE: a solicitação deve ser feita com antecedência de (no mínimo) três horas antes da partida do ônibus. 

APROVADO! Novo BENEFÍCIO até R$ 1,8 mil: OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO! Veja como RECEBER

 

Leia Também