INSCRIÇÃO no Cadastro Único GARANTE ACESSO ao NOVO BOLSA FAMÍLIA 2021: Veja como se CADASTRAR e quem PODE PARTICIPAR

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSCRIÇÃO no Cadastro Único GARANTE ACESSO ao NOVO BOLSA FAMÍLIA 2021: Entenda como funciona o CadÚnico e faça a sua inscrição para ter acesso a benefícios do Governo!

Você sabia que a inscrição no Cadastro Único garante acesso ao novo Bolsa Família em 2021? Ter o nome atualizado no sistema é o primeiro requisito para quem está querendo obter os novos valores do programa de renda neste ano. 

Confira tudo sobre como funciona o processo de inscrição e como saber se você já tem CadÚnico. Fique por dentro para conseguir receber auxílios e benefícios sociais sem problema nos próximos meses!

INSCRIÇÃO no Cadastro Único GARANTE ACESSO ao NOVO BOLSA FAMÍLIA 2021
Imagem: Divulgação

Quem está no Cadastro Único vai receber Bolsa Família 2021

A grande pergunta para as próximas semanas é: quem está no CadÚnico vai receber o novo Bolsa Família 2021? Sim! De acordo com o Governo Federal, esse continua sendo o principal pré-requisito para participar do programa de renda. 

Apesar da grande fila de espera para novos cadastros, a intenção dos Ministérios da Cidadania e da Economia é garantir 300 mil novos usuários. Ou seja, quem está inscrito no Cadastro Único vai poder receber o Bolsa Família em breve, desde que faça a solicitação. 

Se você ainda não está no sistema que é organizado pelo Governo Federal para facilitar a distribuição de benefícios sociais, fique atento para o restante do texto. Vamos ensinar a fazer esse cadastro de forma rápida e fácil. 

Como fazer Cadastro Único 2021

Vamos começar pelo básico: como fazer o Cadastro Único em 2021. E é importante prestar muita atenção agora: diversos sites não oficiais estão disponibilizando fake news sobre a possibilidade de cadastrar-se apenas pela internet, sem ir até um local físico. 

Isso não é verdadeiro: de acordo com o próprio site do Gov BR, a única forma de fazer a inscrição no CadÚnico é se deslocando até uma unidade de atendimento na sua cidade. Em geral, isso é feito diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

O passo a passo para a inscrição no Cadastro Único em 2021 segue o seguinte:

  • Existem duas opções de cadastro: por meio de entrevistadores sociais que vão até a residência das pessoas (em alguns municípios) ou pelo CRAS regional; 
  • A melhor opção segue sendo, dentro dos protocolos de segurança, fazer a inscrição do CadÚnico no CRAS (procure o endereço do atendimento na sua cidade e caso não encontre, procure a prefeitura); 
  • Para fazer a inscrição sem problemas, tenha em mãos documentos originais (pelo menos um de cada membro da família – que mora com você): CPF, certidão de nascimento, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor; 
  • Para tirar dúvidas sobre a inscrição no CadÚnico em 2021 você pode ligar para o número 156. 

Quem pode fazer a inscrição CadÚnico para Bolsa Família

Mas e quem pode fazer a inscrição no CadÚnico para Bolsa Família? Muitas famílias não fazem a inscrição por achar que não precisam ter os dados atualizados no sistema, mas é importante que o máximo possível de brasileiros tenham esse tipo de cadastro atualizado. 

Quem pode fazer o Cadastro Único são:

  • Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Unidades familiares com renda mensal de até três salários mínimos (no total);
  • Famílias que têm renda acima destes valores podem fazer a inscrição para receber programas, benefícios e serviços específicos;
  • Famílias unipessoais (pessoas que moram sozinhas);
  • Moradores em situação de rua. 

É importante lembrar, porém, que isso não quer dizer que todos cadastrados no CadÚnico podem receber o Bolsa Família em 2021. É necessário também estar de acordo com os requisitos do programa de renda – que são outros. 

Saiba quem pode receber o Bolsa Família 2021!

 

Leia Também