Cadastro Único e Bolsa Família: Atividades SUSPENSAS por 6 MESES! Veja os PROCEDIMENTOS

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Atualizado Hoje!

Entenda como vão funcionar as suspensões que afetam e já estão afetando diversos programas do Governo Federal

A pandemia acabou trazendo muitas mudanças para toda a população. Uma delas foi a necessidade de adaptação para atendimentos e serviços que estão com atividades suspensas por 6 meses: entre eles, o Cadastro Único e Bolsa Família foram afetados. 

Muitas pessoas precisam desse tipo de atendimento cadastral e agora estão sem saber quando poderão contar com essa ajuda. Entenda a seguir exatamente como está funcionando e quando devem voltar os atendimentos para esses dois públicos. Fique ligado!

Cadastro Único e Bolsa Família Atividades SUSPENSAS

Atendimentos CadÚnico e Bolsa Família

Os atendimentos do CadÚnico e Bolsa Família estão sendo afetados pela pandemia do novo coronavírus. Uma Portaria do Ministério da Cidadania, divulgada no Diário Oficial da União, definiu a suspensão das revisões cadastrais e de procedimentos operacionais

De acordo com esse texto de julho deste ano, o programa Bolsa Família e o sistema Cadastro Único vão ter uma prorrogação desse período de suspensão de 180 dias. Isso quer dizer que os atendimentos devem voltar presencialmente em janeiro de 2021. 

A intenção dessa medida é justamente garantir que a população mantenha um isolamento social durante a pandemia, confirmando que as aglomerações ainda devem ser evitadas. O texto foi assinado pelo Ministério da Cidadania e a medida deve se manter até dezembro de 2020.

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Revisão CadÚnico Bolsa Família suspensa

A revisão do CadÚnico e do Bolsa Família estão suspensas durante esse período. O que isso quer dizer, na prática, é que não é possível que haja algum tipo de grande mudança nos cadastros dos beneficiários durante o período de calamidade pública. 

Os processos que estão em suspensão de atendimento do Bolsa Família e Cadastro Único são:

  • Cancelamento de benefícios financeiros (Bolsa Família); 
  • Averiguação cadastral para cancelamentos; 
  • Ações de bloqueio de contas; 
  • Bloqueios de benefícios de famílias que estão sem acompanhamento do programa. 

Também está parado até o dia 31 de dezembro de 2020 o cálculo de operação do IGD-PBF. O Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família e CadÚnico – que apuram o valor do auxílio – estão suspensos. 

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Quando voltam atendimentos Bolsa Família CadÚnico

E quando voltam os atendimentos do Bolsa Família e do CadÚnico? O atendimento completo e total, de forma presencial, só deve retornar a partir de janeiro de 2021 – de acordo com a portaria. 

Mas o texto também definiu que podem voltar os atendimentos do Bolsa Família em outubro para ações administrativas. Ou seja, questões de gestão de folha de pagamento e outros pontos desse tipo poderão voltar aos poucos – mas ainda não de forma presencial. 

 

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