Cadastro Único cria canal de atendimento pelo WhatsApp: Atendimento pode ser presencial através de agendamento…

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Cadastro Único: Atendimento pode ser feito por WHATSAPP! Consulta presencial precisa de agendamento, veja os NÚMEROS disponíveis.

Para receber benefícios federais, estaduais e municipais, a atualização dos dados do Cadastro Único é extremamente necessária. Muitos governos utilizam as informações do CadÚnico para decidir quem recebe os auxílios e os grupos populacionais atingidos pelas medidas de ajuda propostas pelas administrações.

Com a renovação do Auxílio Emergencial para mais uma rodada e o início da distribuição de benefícios estaduais e municipais, muita gente ficou em dúvida sobre como entrar em contato com a administração do CadÚnico. Agora, o atendimento pode ser feito por Whatsapp e consultas presenciais podem ser agendadas; confira abaixo!

Cadastro Único cria canal de atendimento pelo WhatsApp
Imagem: Divulgação

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único para Programas Sociais, mais conhecido como CadÚnico, é um instrumento de coleta de dados de informações, com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil, para fins de inclusão em programas sociais e iniciativas de redistribuição de renda.

O programa de dados foi criado em 2001, ainda durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, e serviu de base para o processo de unificação dos programas de combate à pobreza, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, elaborados a partir de sua criação.

As principais informações cadastradas são: características do domicílio, composição familiar, identificação de documentação civil de cada membro da família, qualificação escolar dos membros da família, qualificação profissional e situação no mercado de trabalho, rendimentos e despesas familiares.

Divulgado ENDEREÇO VIRTUAL para CADASTRO no Auxílio de R$ 600,00: Inscritas no Bolsa Família e Cadastro Único já podem acessar!

Contato do Cadastro Único por Whatsapp

Visando atender o maior número possível de beneficiários, as informações do Cadastro Único e outros dados importantes podem ser consultadas por meio do Whatsapp! O novo método de contato foi autorizado a funcionar a partir da última segunda-feira (3), em um canal direto com a população.

A iniciativa tem o objetivo de agilizar a orientação para que as famílias inscritas no CadÚnico realizem consultas e atualizações no programa. Vale lembrar que é extremamente importante manter os dados do Cadastro Único atualizados para receber benefícios federais, estaduais ou municipais.

O número disponibilizado para a população para atendimento do CadÚnico pelo WhatsApp é o (19) 99839-1728. Basta salvar o número em seu smartphone ou aparelho celular, buscar pelo contato no aplicativo e tirar todas as dúvidas com os atendentes.

Também é possível marcar atendimento presencial para a atualização de dados do Cadastro Único, mediante agendamento prévio. Para agendar a consulta, basta ligar para o número (19) 3837-3311, de segunda à sexta-feira, de 08h às 16h.

Quem pode consultar?

A consulta e atendimento do Cadastro Único pelo Whatsapp é uma iniciativa municipal. Ou seja, apenas moradores da cidade que instituiu o programa podem ter acesso à alternativa e ao agendamento prévio das consultas presenciais do órgão.

Nesse caso específico, a consulta do CadÚnico por Whatsapp e o agendamento de consultas pelo telefone foi disponibilizado apenas pela cidade de Jaguariúna, município paulista que faz parte da região metropolitana de Campinas.

Na cidade, a Central de Atendimento do Cadastro Único é localizada na Rua Julia Bueno, 191, Centro. O funcionamento, assim como o da central telefônica, é de segunda à sexta-feira, de 08h às 16h.

Fique de olho no site para garantir mais informações em primeira mão sobre os benefícios da sua cidade!

 

Leia Também