Cadastro Único 2021: LIBERADA inscrição no Bolsa Família, Auxílio Merenda, CNH Social, Minha Casa Minha Vida e MUITO MAIS!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Cadastro Único 2021 – Entenda como vai funcionar o sistema para quem quer fazer parte de programas sociais e trabalhistas do Governo Federal pelo CadÚnico!

Estamos chegando no fim do ano e muitas pessoas já estão pensando em como vai ser a distribuição de benefícios sociais no próximo semestre. A boa notícia é que o Cadastro Único 2021 deve seguir tendo grande importância para muitos programas. 

Várias ações do Governo Federal exigem o CadÚnico: Auxílio Merenda, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Por isso é importante saber exatamente como vai funcionar esse tipo de inscrito no próximo ano. 

Confira e saiba como inscrever sua família caso ainda não tenha feito isso! 

Cadastro Único 2021
Imagem: Divulgação

CadÚnico 2021

Primeiramente, o CadÚnico 2021 é tão importante assim? Esse sistema é ligado à Secretaria Nacional do Cadastro Único e é justamente através dele que o Governo Federal (e governos locais) pode identificar famílias de baixa renda. 

Ou seja, é usando os dados do CadÚnico que surgem grande parte dos benefícios sociais de prefeituras, estados e do Governo Federal. É possível usar esses números para saber qual é a realidade socioeconômica do país. 

O Meu Cadastro Único é o sistema que traz as características da atual residência dos beneficiários bem como a identificação e escolaridade de cada pessoa da família. É importante lembrar que os cadastros são por famílias que moram na mesma casa. 

Quem pode fazer Cadastro Único 2021

E quem pode se inscrever no Cadastro Único 2021? Existem algumas pessoas que possuem “prioridade” para fazer as inscrições no sistema. Esses grupos são os principais públicos-alvo dos programas sociais e trabalhistas do Governo. 

Hoje em dia, quem pode fazer o CadÚnico são:

  • Pessoas que ganham até um salário mínimo por pessoa; 
  • Quem possui três salários mínimos de renda total na família. 

Também existem algumas preferências no momento de fazer o CadÚnico 2021. É necessário que se escolha uma pessoa que vai ser a responsável familiar para responder às questões do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família e ter pelo menos 16 anos, sendo preferencialmente uma mulher que tenha CPF e título de eleitor em dia. 

Programas com Cadastro Único 2021

E quais são os principais programas que posso ter acesso com CadÚnico 2021? Existem muitas opções de benefícios que podem ser disponibilizados para quem faz parte do sistema. Entre os principais destaques estão:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  •  Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos; entre outros. 

Cadastro Único 2021 é obrigatório

Muitas pessoas estão perguntando se o a inscrição no Cadastro Único é obrigatória em 2021? Não. Apenas aqueles que querem receber os benefícios do Governo Federal devem, na maioria dos casos, manter os cadastros sempre atualizados.

Por isso, se você possui CadÚnico há bastante tempo e não mudou mais suas informações, é importante fazer a atualização do Cadastro Único em 2021 – diretamente no CRAS mais próximo.

Como fazer inscrição Cadastro Único 2021

Agora o mais importante: como fazer inscrição Cadastro Único 2021? Muitas pessoas deverão procurar o sistema durante o ano todo para conseguir inscrever-se para diferentes benefícios trabalhistas ou sociais. 

É importante ficar atento porque em algumas cidades são feitos os cadastros diretamente na casa das famílias de baixa renda, com visitas regulares. Com a pandemia, porém, essas visitas diminuíram bastante. 

Por isso, os interessados em fazer a inscrição CadÚnico 2021 devem procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município. O cadastramento geralmente é feito na hora com ajuda de uma profissional assistente social. 

ATUALIZAÇÃO no CadÚnico para MANTER Benefício: Milhares de FAMÍLIAS precisam ATUALIZAR CADASTRO! PRAZO está TERMINANDO…

 

Leia Também