Cadastro SICAF 2021: Consulta, atualização e como participar das licitações

Atualizado Hoje!

Saiba como funciona a ferramenta e como você pode fazer o cadastramento no Sicaf! 

Uma das funções do Governo Federal deve ser facilitar a vida de compradores, vendedores e fornecedores de todo o país. É justamente por isso que recentemente foi alterada a forma de fazer o cadastro Sicaf 2021

Se você está com problemas ou quer fazer pela primeira vez o seu cadastro, fique ligado. Vamos trazer as principais informações para quem quer trabalhar com o Governo Federal. 

Cadastro SICAF 2021 Consulta, atualização e como participar das licitações
Cadastro SICAF 2021: Consulta, atualização e como participar das licitações. / Imagem: Divulgação.

Como funciona Sicaf 

Para falar sobre como funciona o Sicaf é importante lembrar que houveram mudanças recentes nessa plataforma. Além disso, muitas pessoas também ainda nem sabem exatamente quais os serviços do portal. 

Então, o que é o Sicaf? Esse é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores que fica sob responsabilidade da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. 

Resumidamente, essa é uma ferramenta que garante opções de compras do Governo Federal através de licitações, dispensas, contratos públicos e contatos com fornecedores.

Isto é, todos que querem ser fornecedores do Governo Federal precisam ter cadastro na Sicaf. 

Atualização Sicaf

Recentemente houve uma atualização no Sicaf e muitas pessoas estão tendo problemas com a plataforma. Entre as principais dificuldades estão consultas nas situações e licitações disponíveis. 

Agora, se o seu problema é justamente atualizar o Sicaf da sua empresa, o processo é mais simples. Você precisa apenas entrar no site oficial (comprasnet.gov.br) com seu login normal para fazer a atualização. 

Caso ainda não tenha feito sua conta no Gov.br é necessário fazer. Isso porque há pouco mais de dois anos o Governo Federal está fazer uma integração do sistema – que funciona todo nessa nova plataforma. 

Cadastro Sicaf Passo a passo

Vamos ao principal: como fazer o cadastro do Sicaf. É importante saber, primeiramente, que existem formas diferentes já que existem tipos de cadastramento diferentes. 

A documentação varia de acordo com o tipo de natureza jurídica: Órgão Público, Pessoa Jurídica,  Pessoa Física, Autarquias, Empresários, Cooperativas, Sociedades, entre outros. Em todos os casos, porém, o cadastramento do Sicaf é feito sem ônus. 

O passo a passo para cadastro no Sicaf, de acordo com o Manual Normativo da ferramenta é o seguinte:

  1. O primeiro passo é consultar o Manual do Sicaf disponível na opção ‘Publicações/Manual’ do site oficial (https://www3.comprasnet.gov.br/);
  2. É necessário utilizar o certificado digital para iniciar o cadastramento, na opção “Acesso Restrito/Fornecedor” (ou Entrar com Gov.br) 
  3. Acessar a página “Fornecedor” e preencher todos os níveis desejados;
  4. Fazer um upload dos documentos solicitados. 

Reforçando: o cadastro no Sicaf é 100% gratuito

Como consultar situação Sincaf

Quem ainda está com problemas para fazer a consulta no Sicaf deve ficar ligado já que o processo está facilitado. 

Então como fazer a consulta da situação do Sincaf? É só acessar o site acima e entrar usando sua conta do Gov.br. Caso não consiga acessar, entre em contato com o telefone de atendimento da Sicaf: 0800-9782329

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Como participar licitações Sicaf

Por fim, como participar das licitações da Sicaf? Todo o processo também é feito online e a partir do cadastro no site. 

Os interessados em participar de licitações do Governo Federal devem fazer o cadastro no Sicaf (como mostra o passo a passo) e acessar as ofertas pelo Gov.br no site oficial: https://www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf

 

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