Cadastro no CIEE: quais as diferenças entre Programa de Estágio e Aprendiz Legal?



Confira todas as principais informações sobre como funcionam as oportunidades para Estágio e Aprendizagem no CIEE! Saiba mais!

Antes de mais nada, você já sabe como funciona o cadastro no CIEE? Essa é uma pergunta que está surgindo com muita frequência. São milhares de pessoas querendo começar a sua vida profissional com o pé direito e contam com essa instituição. 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) já é reconhecido por estar em todas as regiões do país. São centenas de unidades e polos da instituição para quem quer participar de cursos ou de seleções na sua região. 

A seguir vamos trazer mais informações sobre as diferenças entre os principais programas ofertados. Fique ligado e saiba como mudar o seu percurso profissional de forma rápida. Saiba mais!

Cadastro no CIEE: quais as diferenças entre Programa de Estágio e Aprendiz Legal?
Foto: Divulgação / CIEE

Diferença Entre Estágio e Aprendiz CIEE

Primeiramente, existe alguma diferença entre Programa de Estágio e Aprendiz CIEE? Muitas pessoas pensam que essas ações são para o mesmo tipo de público. Existem algumas diferenças, porém, para quem quer fazer a inscrição. 

Existem alguns pontos que são muito importante para saber se estágio e aprendiz são a mesma coisa. Para isso devemos entender exatamente como funciona cada uma das oportunidades.

O que é Aprendiz Legal do CIEE? Como fazer cadastro em 2020?

Programa de Estágio CIEE

Primeiramente, o Programa de Estágio CIEE é um ato de educação escolar supervisionado. O que isso quer dizer? Significa que essas ações são feitas em ambiente de trabalho e são voltadas para a preparação para o trabalho produtivo do estudante. 

E como funciona o estágio CIEE? A intenção desse programa é complementar da melhor forma possível a formação dos alunos. A partir daí existem as possibilidades de aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, dentro de outras instituições. 

Existe, porém, uma idade para estágio CIEE. Os candidatos devem ter idade igual ou superior a 16 anos e devem estar cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior.

Como se inscrever Jovem Aprendiz CIEE 2020?

Aprendiz Legal CIEE

Por fim, o Programa Aprendiz Legal CIEE é um pouco diferente. Por mais que afete jovens também, essa ação é voltada para outros tipos de ações disponibilizadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola. 

E como funciona o Aprendiz Legal CIEE? Esse é um programa que possui um objetivo mais específico. Essa é uma espécie de preparação e inserção para jovens ao mundo do trabalho. Isso tudo é apoiado a partir da Lei de Aprendizagem, de 2000. 

O programa Aprendiz Legal do CIEE é voltado para pessoas com idades a partir de 14 anos. O limite de idade para ser um dos aprendizes é de 24 anos incompletos. É necessário que os interessados estejam cursando ou já tenham finalizado os ensinos Fundamental e Médio. 

Finalmente, saiba como acessar as vagas do CIEE no link.

 

Leia Também