Beneficiários que recebem o Auxílio terão que fazer novo cadastro no ‘Auxílio Brasil’? O novo Bolsa Família

Atualizado Hoje!

Saiba como deverá funcionar o programa que vai substituir o Bolsa Família neste ano! 

Toda semana estão surgindo novidades sobre o novo Bolsa Família. Agora, a grande dúvida é: os beneficiários que recebem o Auxílio terão que fazer o novo cadastro no Auxílio Brasil?

Confira o que foi divulgado até o momento e como deverá funcionar essa reformulação. Fique por dentro para não deixar de receber os benefícios neste ano. 

Beneficiários que recebem o Auxílio terão que fazer novo cadastro no Auxílio Brasil O novo Bolsa Família
Beneficiários que recebem o Auxílio terão que fazer novo cadastro no Auxílio Brasil? / Imagem: Divulgação.

Até quando vai Auxílio Emergencial

Vamos começar tirando uma dúvida muito comum: afinal, até quando vai o Auxílio Emergencial em 2021? Em julho o benefício foi renovado por mais três meses além do prazo estabelecido inicialmente. 

Os pagamentos terminariam no mês passado, mas agora o Auxílio Emergencial vai até outubro, pelo menos. Essa renovação está garantida para todos que vinham recebendo – pelo Bolsa Família ou não. 

A questão agora é o que vai acontecer quando terminar o Auxílio. E aqui entra a movimentação recente do Governo Federal com a intenção de reformular o Bolsa Família para garantir um benefício interessante. 

Auxílio Brasil Quem tem direito

Esse novo Bolsa Família ainda não tem nome oficial, mas ultimamente foi falado muito sobre a possível nomenclatura de Auxílio Brasil. Uma matéria do jornal O Globo disse que esse é um nome que está sendo falado nos corredores de Brasília. 

E nesse novo formato, quem tem direito ao Auxílio Brasil? Esse é outro fator importante já que o texto oficial ainda não foi enviado ao Congresso e está na fase final de reformulação. 

Por isso ainda não se tem a definição sobre quem pode receber o Auxílio Brasil. O que se sabe é que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a necessidade de migrar beneficiários de outros programas. 

Isso quer dizer que quem conta com o Auxílio Emergencial pode começar a receber o novo Bolsa Família. Pelos números, não são todos que poderão receber, mas a ideia é migrar vários beneficiários de um programa para outro. 

Quando começa novo Bolsa Família – Auxílio Brasil

Mas então quando começa o Auxílio Brasil? Ao que tudo indica, o novo Bolsa Família começa junto com o fim do Auxílio Emergencial.

Ou seja, se os pagamentos do Auxílio forem até outubro, é provável que o novo Bolsa Família comece em novembro. Essa é a intenção do Governo Federal: não deixar os beneficiários sem um mês de pagamento. 

O problema é que 37 milhões de brasileiros recebem o Auxílio Emergencial. Com o fim do benefício, apenas 2 milhões desses devem migrar para o Auxílio Brasil em novembro. Hoje são 14,6 milhões de pessoas recebendo o Bolsa Família. 

Por fim, é necessário aguardar os próximos passos do Governo Federal. Os valores do novo Bolsa Família devem ser disponibilizados nos últimos meses do ano.

Saiba mais sobre o substituto do Bolsa Família e como vão ser os valores: https://pronatec.pro.br/auxilio-brasil/

 

Leia Também