Cadastro NIS Online 2021: Passo a passo para se Cadastrar e Atualizar o Número de Identificação Social

Atualizado Hoje!

Cadastro NIS Online 2021: Saiba como funciona o Número de Identificação Social e saiba como consultar o seu sem precisar sair de casa!

Muitas pessoas estão procurando benefícios e auxílios sociais neste ano. Para a maioria deles é necessário ter um número específico e é por isso que muitas pessoas estão querendo saber mais sobre o cadastro NIS Online 2021

A seguir vamos explicar exatamente o que é esse número e como você pode conferir ele rapidamente, sem precisar sair de casa. Fique ligado e saiba como ter esses dados sempre em mãos.

Cadastro NIS Online 2021
Imagem: Divulgação

Cadastro NIS 

Antes de mais nada, o que é o Cadastro NIS? Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse número e não sabem exatamente como funciona e qual é a sua atribuição no dia a dia, de forma prática. 

NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Essa é uma espécie de inscrição disponibilizada para cidadãos brasileiros que pode ser usada para dezenas de serviços ligados aos governos estaduais e Federal. 

Em resumo, para quê serve o NIS? Essa é uma identificação usada para acesso a programas e benefícios sociais e trabalhistas. Exemplos de programas que exigem esse número são: Bolsa Família, Pronatec, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. 

Cadastro Único NIS

Muitas dúvidas ainda surgem sobre o Cadastro Único NIS. Afinal, esses dois serviços são a mesma coisa? O número do NIS é o mesmo que o CadÚnico? Não exatamente, esses sistemas são diferentes. 

O NIS é um número disponibilizado para cada cidadão como uma espécie de identificação. O Cadastro Único é um sistema que cadastra várias informações das famílias – inclusive o Número de Inscrição Social. 

Ou seja, a consulta do Cadastro Único NIS pode ser feita da mesma forma em algumas plataformas, mas isso não quer dizer que elas são a mesma coisa. São dois sistemas e identificações diferentes. 

Consultar NIS Online

A boa notícia para quem ainda está em dúvidas é que é possível consultar o NIS online. Existem duas opções: pelo aplicativo ou pelo próprio site oficial do Meu Cadastro Único (CadÚnico). Ainda existe a opção de usar o site da Caixa Econômica Federal. 

O passo a passo para consultar o NIS online de forma rápida é o seguinte:

  1. Acesse o site para consulta do NIS Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/); 
  2. Insira os seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de moradia; 
  3. Para verificação marque o espaço “Não sou um robô”; 
  4. Agora aperte em“Emitir”; 
  5. Seu número do NIS vai aparecer ao lado de outras informações pessoais.

Cadastro NIS Online Como fazer

Muitas pessoas também procuram detalhes sobre como fazer o cadastro do NIS online. O problema é que esse processo é mais elaborado e não é recomendado que os cidadãos tentem fazer isso sem ajuda profissional. 

Os empregadores que querem fazer o cadastro online do NIS de empregados devem ter autorização da pessoa responsável por enviar, primeiramente. Depois disso é necessário obter ainda um Certificado Digital (ICP-Brasil) pela Caixa Econômica Federal ou agência certificada. 

Ainda é necessária, por fim, a permissão e habilitação de um funcionário da Caixa que vai acessar o sistema de cadastro do NIS online. Só depois da habilitação será possível entrar na aba de empresas do banco para fazer o cadastramento do NIS

Atualizar Cadastro NIS Online 

De acordo com especialistas, quem quer atualizar o cadastro do NIS online em 2021 deve procurar profissionais que dominem todos os detalhes do sistema. Isso pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. 

Trabalhadores que pretendem atualizar o NIS e Cadastro Único precisam ir até uma unidade de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou equivalente. Nesse caso, profissionais vão ajudar e fazer toda a atualização rapidamente com a documentação do requerente. 

Devo pedir ou não a correção do FGTS em 2021? Especialista orienta trabalhador: Veja o que pode ser feito, quais documentos necessários e mais…

 

Leia Também