- Publicidade -

Cadastro Escolar 2022 Online: Inscrições Rede Estadual e Municipal

Cadastro Escolar 2022 Online: Veja como fazer matrículas e inscrições na Rede Estadual e Municipal pela internet.

- Publicidade -

2020 e 2021 foram anos complicados principalmente para estudantes da Rede Pública Estadual e Municipal. Com a pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, e alunos tiveram que acompanhar os conteúdos de casa, muitas vezes com conexões lentas de internet. Com o afrouxamento das medidas de isolamento social e o progresso da vacinação, estados finalmente autorizaram o retorno das crianças e adolescentes para as escolas.

Como é de praxe na época do final do ano, o Cadastro Escolar 2022 Online de diversos estados e cidades foi aberto. Pais e responsáveis precisam fazer a inscrição pela internet para garantir a matrícula dos filhos nas instituições de ensino. Explicamos abaixo tudo sobre alguns dos locais que já permitem o cadastro antecipado, os documentos necessários e como fazer o registro pela internet; veja.

Cadastro Escolar 2022 Online Inscrições Rede Estadual e Municipal
Cadastro Escolar 2022 Online: Inscrições Rede Estadual e Municipal. / Imagem: Portal PJF.

Cadastro Escolar 2022 Online – Inscrições abertas

- Publicidade -

As inscrições para os pais que desejam matricular os filhos em escolas da rede pública de ensino em 2022 estarão abertas a partir do dia 17 de novembro (quarta-feira). Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o Cadastro Escolar 2022 Online poderá ser realizado até o dia 10 de dezembro. Uma boa dica é fazer o cadastro o mais rápido possível para contar com maiores opções de escolas. Afinal de contas, as vagas em cada instituição são limitadas.

Nesse período de inscrição, é o Estado que indica a escola mais próxima da residência do estudante com vagas disponíveis (o que pode englobar instituições municipais e estaduais). Uma novidade em 2022 é o cadastro unificado entre os representantes estaduais e 740 cidades que aderiram ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).

“Neles, o sistema irá funcionar da seguinte maneira: quando o candidato fizer a inscrição, o sistema exibirá escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado, de acordo com a etapa de ensino pretendida”, afirmou a SEE.

Inscritos no CadÚnico que não recebem Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil?

- Publicidade -

Como fazer a inscrição na Rede Estadual e Municipal 2022

Para fazer a inscrição no Cadastro Escolar 2022 e garantir a matrícula em escolas públicas estaduais e municipais, basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O cadastro pode ser feito pelos pais e responsáveis ou pelo próprio aluno (quando for maior de idade). Para quem não tem internet, o processo é realizado de maneira presencial nas escolas públicas do município ou na própria Secretaria de Educação.

No momento do cadastro, os estudantes interessados devem inserir informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número do RG, número do CPF (se possuir), e todos os outros dados legais de identidade. Já no momento da matrícula, os responsáveis precisam apresentar também comprovante de residência.

Quem pode se inscrever no Cadastro Escolar 2022 Online?

- Publicidade -

Podem se inscrever no processo unificado da SUCEM qualquer estudante que ingressa no 1º ano do ensino fundamental, com pelo menos 6 anos completos ou a serem completados até no máximo 31 de março de 2022. Vale lembrar que todos os dados divulgados nesta matéria são referentes ao estado de Minas Gerais. Fique de olho no site para receber em primeira mão mais detalhes sobre a abertura de matrículas em seu estado!

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais