Confirmação de Cadastro Auxílio Brasil: Saiba como confirmar a inscrição no novo programa

Atualizado Hoje!

Saiba o que fazer para garantir que você vai receber o “novo Bolsa Família”, o Auxílio Brasil! 

O fim de ano vai ser agitado na política. Entrando em ano de eleições, o Governo Federal vai lançar novos benefícios no fim de ano e um dos destaques é o novo Bolsa Família. Se você recebe o benefício atual, precisa ficar atento para saber se vai receber os novos valores. 

Por isso, já é possível fazer uma espécie de confirmação de cadastro do Auxílio Brasil. Saiba se você poderá receber realmente e diminua os riscos de ficar de fora do benefício. 

Confirmação de Cadastro Auxílio Brasil Saiba como confirmar a inscrição no novo programa
Confirmação de Cadastro Auxílio Brasil. Saiba como confirmar a inscrição no novo programa! / Imagem: Divulgação.

Auxílio Brasil já começou?

Vamos começar com uma dúvida muito comum: o Auxílio Brasil já começou? Não oficialmente. O que foi divulgado é o texto oficial que prevê o programa, mas a votação ainda precisa ser feita na Câmara de Deputados. 

Mas por que dizem que o Auxílio Brasil já está valendo? Isso acontece porque o texto foi lançado como Medida Provisória (MP) e esse tipo de decreto vale automaticamente por 120 dias. 

Ou seja, são quatro meses para a votação que garante o novo Auxílio Brasil para o ano que vem. Até lá, o benefício pode ser implementado mesmo como Medida Provisória. 

O Governo Federal confirmou, porém, que o Auxílio Brasil vai começar depois do Auxílio Emergencial. Ou seja, o início do programa deve ser apenas em novembro. 

Cadastro Auxílio Brasil 2021

Também foram confirmados detalhes sobre o cadastro do Auxílio Brasil 2021. Os primeiros a receber são aqueles que já estão no Bolsa Família e vão ter normalmente o benefício. 

Isso quer dizer que para receber o Auxílio Brasil é necessário ter a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Esse é um pré-requisito obrigatório já que esse é o sistema oficial do Governo Federal para auxílios sociais. 

Todos que querem receber o novo Bolsa Família precisam estar com os dados atualizados no programa. 

Confirmação Cadastro Auxílio Brasil 2021

E como confirmar o cadastro no Auxílio Brasil? Isso pode ser feito de forma rápida pelo site oficial do Meu CadÚnico (ou pelo aplicativo oficial). 

O que você deve fazer é conferir se está no Cadastro Único e se os seus dados estão todos atualizados. Para isso, confira como confirmar se vai receber o novo Auxílio Brasil:

  1. Acesse o site do Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/); 
  2. Adicione todas as informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município; 
  3. Clique em ‘Não sou um robô’ e clique em ‘Emitir Certidão’. 

Confira agora se todas suas informações estão atualizadas. Caso não estejam, é necessário atualizar o cadastro pelo Aplicativo Meu CadÚnico.

Auxílio Brasil como se inscrever

Muitas pessoas agora querem saber como se inscrever no Auxílio Brasil. Mas como dito anteriormente, o programa não possui um tipo de inscrição específica: o acesso será o mesmo do Bolsa Família. 

Ou seja, a inscrição Auxílio Brasil nada mais é do que a inscrição no Cadastro Único. Para isso é necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Se você ainda não tem CadÚnico precisa fazer o cadastro em um CRAS e depois fazer a solicitação para entrar na lista de espera do Bolsa Família. É a partir deste cadastro que serão feitos os pagamentos do Auxílio Brasil. 

Quem vai receber Auxílio Brasil 

Todos que já recebem o Bolsa Família e que estão com os dados do CadÚnico atualizados vão receber normalmente o novo programa. Também é aguardada a inclusão de mais de 3 milhões de novos benefícios. 

De acordo com a renda, quem vai receber o Auxílio Brasil em 2021 são:

  • Famílias com renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 550 em 2021); 
  • Famílias com renda total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • Obrigatório ter os dados atualizados no Cadastro Único. 

 

Leia Também