- Publicidade -

Brasileiros vão receber em fevereiro e março: Erro no PIS/Pasep prejudicou 154 mil trabalhadores que tinham direito em 2021

0

Nos meses de fevereiro e março, cerca de 154 mil trabalhadores receberão o abono salarial referente ao ano base de 2019, pois segundo o Ministério do Trabalho alguns “tiveram erro no processamento do abono salarial ano base 2019”, porém não precisarão tomar qualquer providência para requerer o pagamento, já que “O valor será depositado em uma conta digital da Caixa”.

- Publicidade -

A soma destes pagamentos totaliza R$ 113,97 milhões e conforme o Ministério do Trabalho “Trata-se dos trabalhadores remanescentes que não receberam o Abono por falta ou divergências nas informações daquele ano base”.

Receberão o abono salarial ano base 2019 aqueles que receberam até 2 salários mínimos por mês, que trabalhou com carteira assinada por, pelo menos, trinta dias, com inscrição de, no mínimo, 5 anos no PIS/PASEP e que esteja com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais.

Brasileiros vão receber em fevereiro e março: Erro no PIS/Pasep prejudicou 154 mil trabalhadores que tinham direito em 2021
Um grupo específico de brasileiros receberão o abono salarial do ano-base 2019 – Imagem: Divulgação/Agência brasil

Brasileiros vão receber em fevereiro e março: Erro no PIS/Pasep prejudicou 154 mil trabalhadores que tinham direito em 2021

Enquanto um grupo não conseguiu sacar o abono salarial 2019 devido a erro no sistema, 320 mil esqueceram de realizar o saque entre 2020 e 2021.

Com isso, esses trabalhadores deverão aguardar até o final de março para solicitar o benefício não sacado.  Segundo a Caixa Econômica Federal não foram sacados o total de R$ 208 milhões entre julho de 2020 e junho de 2021.

Para receber o valor atrasado, o trabalhador precisa realizar um requerimento ao Ministério do Trabalho e Previdência, a partir de 31 de março.

Este requerimento pode ser feito de forma presencial em qualquer uma das unidades do Ministério do Trabalho ou, se preferir, pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, sendo que no lugar de “uf”, você precisa digitar a sigla do estado em que mora.

Veja também: Atenção! Novo prazo para solicitar saque do PIS/Pasep atrasado em 2022

O Ministério do Trabalho informa que ao requerer a reemissão do benefício, o trabalhador poderá realizar o saque até o dia 29 de dezembro de 2022 e caso, não realize, somente poderá requerer a reemissão no calendário do próximo ano.

Para saber se tem direito a receber o abono salarial e o qual o valor, o interessado poderá ligara para o número 158 ou consultar pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O aplicativo está disponível para baixar nos celulares com sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital) e iOS (https://apps.apple.com/br/app/carteira-de-trabalho-digital/id1295257499)

O trabalhador de empresa privada poderá consultar também o abono salarial através do Caixa Tem  (https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx) e Caixa Trabalhador (https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx)

Já os servidores públicos deverão fazer a consulta pela central de atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais