Por que muitos brasileiros têm reiniciado o celular 2 vezes por mês? Resposta é INACREDITÁVEL
Para manter a saúde do smartphone, é interessante fazer esse processo. Entenda as razões!
Muitas pessoas não sabem, mas diversos especialistas em tecnologia recomendam que, algumas vezes por mês, os usuários reiniciem seu celular. Embora pareça uma ação muito simples, na verdade ela apresenta diversos benefícios que, a longo prazo, podem fazer com que o aparelho apresente um desempenho melhor.
Dessa forma, caso você queira saber por quais razões é bom passar pelo processo de reinicialização e de quanto em quanto tempo fazer isso, continue acompanhando o texto a seguir para saber um pouco mais sobre o processo.

Motivos pelos quais você deveria reiniciar seu celular
Veja abaixo as melhores razões para reiniciar seu aparelho.
Melhora do desemprenho
Primeiramente, algo que poucas pessoas sabem é que reiniciar o celular periodicamente pode melhorar o desempenho do aparelho, pois ele é forçado a encerrar todos os apps e processos que estão em execução, liberando memória RAM e, consequentemente, a forma como o celular se comporta.
Liberação de memória
Com o passar do tempo, seu aparelho vai ficando cheio de arquivos (fotos, vídeos, etc.) e, como dito anteriormente, reiniciar pode ajudar na liberação de espaço, especialmente em relação aos aplicativos em execução. Ainda assim, é interessante, de vez em quando, fazer uma limpa, principalmente se esses arquivos estão pesando o aparelho.
Veja também: 3 lugares onde você NUNCA deve recarregar o seu celular: RISCO!
Resolução de problemas
Ademais, se você está com problemas de travamento, falha de aplicativos e até lentidão na execução, saiba que reiniciar seu aparelho pode ser a melhor solução.
Muitos dos problemas desses softwares podem ser somente temporários, podendo desaparecer ao realizar a reinicialização. Além disso, é uma forma bem rápida de resolver o problema, então é um outro ponto positivo.
Otimização da bateria
Por fim, um último benefício da reinicialização é que ela ajuda na otimização da bateria, visto que muitos apps continuam sendo executados em segundo plano, o que faz com que a carga acabe mais rápido. Como reiniciar vai impedir esse processo, é possível melhorar a duração da carga.
Em quanto tempo preciso fazer a reinicialização do celular?
Agora que você já entendeu por quais razões realizar esse procedimento, é bom entender em quais momentos é necessário realizar o processo de reinicialização. Para saber disso, é importante levar em consideração essas dicas:
- Uma vez na semana: caso você seja do tipo que tem muitos aplicativos no celular funcionando em segundo plano, é bom apostar nessa frequência para melhorar o desempenho;
- Duas vezes ao mês: agora, se seu uso é mais moderado, fazer o processo duas vezes por mês já deve ser o suficiente para ajudar seu celular;
- Após cada atualização: por último, há também a possibilidade de fazer isso sempre que ocorrer uma atualização do sistema, de forma que essas alterações funcionem da melhor forma possível depois, como ocorre com os computadores.
Veja também: Você sabia que existe um app que ACABA com a bateria do seu celular? Veja qual é e EVITE usar o tempo todo!