Milhares de brasileiros tem direito a CNH 100% gratuita, mas poucos sabem: CONSULTE!

Vem ficar por dentro dos detalhes deste programa social do governo, que tem como objetivo ajudar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

Você sabia que há um programa social que dá direito a CNH 100% gratuita? Trata-se da CNH Social, que se mostra como uma chance para que uma parte da população brasileira tenha a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação. É importante destacar que este benefício é concedido às pessoas que não têm recurso para custear todo o processo, que chega a ser caro para alguns cidadãos.

Inclusive, a CNH Social é um benefício concedido aos beneficiários do Bolsa Família. Estas pessoas podem fazer a solicitação do documento sem custo nenhum. Entretanto, algo a se observar é se o estado onde você mora oferece esse tipo de programa social. Além disso, também é necessário ficar atento ao calendário para se inscrever nas vagas disponíveis, pois as datas costumam mudar entre um estado e outro.

Milhares de brasileiros tem direito a CNH 100% gratuita, mas poucos sabem: CONSULTE!
Vem saber se você pode ter direito de obter a carteira de habilitação de forma gratuita. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Programa dá direito a CNH 100% gratuita; veja quais são os requisitos

Como foi colocado anteriormente, os beneficiários do Bolsa Família, que é o maior programa social ativo no Brasil, podem entrar com o pedido para ter a carteira de habilitação sem custear nada. Atualmente, o Bolsa Família atende mais de 21 milhões de beneficiários que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Assim como acontece com a maioria dos benefícios concedidos pelo governo federal, para se ter direito à CNH Social é preciso atender a alguns requisitos necessários. Entre eles, está o fato de ter cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, que é a porta de entrada para receber muitos destes benefícios, a exemplo do auxílio gás e da tarifa social e energia elétrica.

Mas, como a maioria das pessoas já sabe, não são todos os estados que oferecem a CNH Social, apenas as seguintes localidades: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, alagoas e Roraima.

Veja também: Se você cometer alguma DESTAS infrações, perde a CNH na hora

Programa visa ajudar quem não pode arcar com os custos da CNH

O programa da CNH Social foi criado com o objetivo de ajudar as famílias de baixa renda e que precisam ter acesso à carteira de habilitação, mas não conseguem dar entrada no processo por causa do valor. Ademais, a CNH também é um documento que pode ajudar as pessoas a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia com relação aos custos, em algumas regiões do Brasil, por exemplo, cada pessoa deve pagar cerca de R$ 3 mil para ter o documento em mãos. Além disso, para que possa oferecer o programa, o governo ainda considera a relevância da Carteira Nacional de Habilitação.

Algumas pesquisas feitas no Brasil mostram a real importância do documento, sobretudo para os jovens brasileiros que estão em busca de um trabalho. O projeto também visa chegar neste importante grupo. Todas as informações sobre a CNH Social podem ser conferidas no site oficial do projeto: https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/solicitar-cnh-social.

Saiba mais: Atenção condutores: fazer ISTO pode te trazer GRAVES consequências; evite