Mais de 1,3 MILHÃO de brasileiros caíram na malha fina do IR: entenda os motivos!

Confira nosso guia completo sobre a malha fina do Imposto de Renda! Veja quantas pessoas caíram, os principais motivos e como regularizar a situação.

Malha fina do IR é um verdadeiro pesadelo para os brasileiros! Neste ano, de acordo com informações recentes da Receita Federal, mais de 1,3 milhão de contribuintes tiveram as declarações retidas. Cair na malha fina do Leão pode trazer muitos problemas para os brasileiros. Além de pagar multas bastante salgadas, os brasileiros sofrem outras consequências, diferentes para situações de erro e má-fé.

Portanto, se você declarou o Imposto de Renda em 2023, e ainda não recebeu a sua restituição, pode ter caído na malha fina da Receita Federal! Afinal de contas, os quatro primeiros lotes já foram pagos, e o último faz suas transferências até o final do mês. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a malha fina do IR em 2023, incluindo o passo a passo completo para regularizar sua situação.

O que é malha fina?

Quando os brasileiros enviam suas declarações de Imposto de Renda para a Receita Federal, as informações dos documentos são analisadas pelos sistemas do órgão.

Nesse processo, o papel da Receita é conferir a veracidade dos dados prestados pelos contribuintes. Para isso, a instituição compara as informações da declaração aos dados fornecidos por outras entidades que também declaram rendimentos – como empresas, planos de saúde, corretoras de investimentos e instituições financeiras em geral.

Desse modo, a “malha fina”, também conhecida como “malha fiscal”, acontece quando a Receita Federal encontra erros, diferenças ou inconsistências entre as informações prestadas pelos contribuintes, e os dados informados pelas outras entidades.

Nessa situação, a declaração de Imposto de Renda é retida para uma análise mais aprofundada. Enquanto durar essa análise, os contribuintes perdem a possibilidade de receber a restituição do Imposto.

Veja também:  Código de Trânsito pode ser alterado AINDA em 2023 e pegar motoristas de SURPRESA

Quantas pessoas caíram na malha fina do IR em 2023?

Nesta sexta-feira (22 de setembro), a Secretaria da Receita Federal divulgou informações atualizadas sobre a malha fina do Imposto de Renda.

De acordo com o órgão, 1.366.778 caíram na malha fina da Receita em 2023. As declarações deste ano, vale lembrar, foram entregues até o dia 31 de maio, com base nos rendimentos dos brasileiros em 2022.

Ainda segundo a Secretaria da Receita Federal, os brasileiros entregaram, ao todo, 43.481.995 declarações neste ano.

Em uma nota oficial à imprensa, o órgão também revela quantos brasileiros que estão na malha fina ainda podem receber a restituição do Imposto de Renda. Veja abaixo a tabela:

  • 954.814 de brasileiros (70% do total) têm imposto a receber;
  • 386.102 de brasileiros (28% do total) têm imposto a pagar;
  • 25.962 de brasileiros (2% do total) têm saldo zero (ou seja, não precisam pagar imposto, e também não têm direito à restituição).

Quais motivos levam os contribuintes à malha fina do IR?

No balanço mais recente, a Receita Federal elenca os principais motivos que levam os brasileiros à malha fina do Imposto de Renda.

O motivo mais comum, definitivamente, não é o que você imagina! Veja abaixo a lista completa:

  • Deduções da base de cálculo: Por este motivo, 58,1% dos mais de 1,3 milhão de brasileiros que caíram na malha fina do IR tiveram a declaração retida. Nessa situação, as despesas médicas representam a principal justificativa para a retenção;
  • Omissão de rendimentos: 27,6% dos contribuintes que caíram na malha fina omitiram rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes incluídos na declaração;
  • Divergências: 10% das declarações retidas apresentaram divergências entre os valores do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), as informações da Dirf e as declarações de pessoas físicas das DIRPF;
  • Deduções de Imposto Devido: Nesse caso, 4,3% das declarações retidas são relacionadas a diferenças entre os valores declarados no carnê-leão, o imposto complementar e a quantia efetivamente recolhida pela Receita.

Como consultar a malha fina do IR?

Junto com as informações sobre a malha fina do IR, a Receita Federal divulgou, nesta sexta-feira (22 de setembro) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda.

No site oficial do órgão, você pode conferir se caiu na malha fina, e se a restituição do IR já está confirmada. Para fazer isso, não há segredo: basta seguir o passo a passo que vamos mostrar abaixo:

  • Acesse o Portal e-CAC da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login);
  • Insira todas as informações pedidas para fazer login na plataforma;
  • Em seguida, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Logo depois, escolha a opção “processamento”;
  • Clique em “pendências de malha”;
  • Pronto! Nesse momento, você poderá conferir se a sua declaração caiu na malha fina, e o erro que fez o documento ser retido.

Veja também:  Milhares de brasileiros ainda não receberam o BÔNUS do Bolsa Família; saiba o que fazer e garanta seu pagamento

Como regularizar a situação da declaração?

Cair na malha fina do IR é um pesadelo para os brasileiros! Nesse sentido, os contribuintes ficarão felizes em saber que, para regularizar a situação da Declaração de Imposto de Renda, é só acessar o e-CAC da Receita e preencher uma “declaração retificadora”.

“Caso tenha caído na malha fina mas não saiba o motivo, é importante aguardar contato da Receita para, em seguida, enviar a retificação com todos os documentos solicitados”, recomenda Kályta Caetano, head de contabilidade da MaisMei.

Sendo assim, como emitir a declaração retificadora e sair da malha fina? Mais uma vez, é só acompanhar o tutorial que vamos mostrar abaixo:

  • Acesse o Portal e-CAC da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login);
  • Insira todas as informações pedidas para fazer login na plataforma;
  • Logo depois, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Acesse a aba “Declaração”;
  • Na parte superior esquerda da tela, escolha a opção “Retificar”;
  • Selecione a declaração que você deseja retificar (os documentos são identificados pelo número do recibo, pelo tipo, pelo nome e pelo CPF do contribuinte);
  • Se esta declaração for a primeira, é só clicar em “original”;
  • Nesse momento, a opção “Retificadora” aparecerá ao lado do seu nome (indicando que o novo documento é uma correção da declaração anteriormente enviada);
  • Clique em “Retificadora”;
  • Corrija todos os erros apontados no documento;
  • Confirme a operação para salvar;
  • Pronto! A partir daí, a Receita Federal analisará o documento novamente, e se estiver tudo correto, você sairá da malha fina.

Atenção! Se você não retificar a declaração, poderá pagar uma multa de 25% a 75% do imposto devido. Tome cuidado!