Brasileiros amanhecem sem dinheiro na conta: entenda os erros no saldo da conta no app

Sem dinheiro na conta: foi assim que milhares de brasileiros acordaram nesta segunda-feira! Entenda o que aconteceu, e veja quais pessoas foram afetadas.

Na manhã desta segunda-feira (27 de novembro de 2023), milhares de brasileiros se surpreenderam ao verificar o saldo de suas respectivas contas bancárias! Muitas pessoas ficaram completamente sem dinheiro na conta ou com os rendimentos negativados. A atualização, é claro, deixou os correntistas morrendo de medo. Alguns brasileiros, inclusive, chegaram a acreditar em um suposto “confisco” dos valores.

Logo após o problema, pessoas do país inteiro recorreram às redes sociais para reclamar e buscar soluções com o atendimento do banco. Mas, nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, por que os brasileiros acordaram sem dinheiro na conta? E, ainda mais importante: será que os valores aparentemente confiscados serão devolvidos? Com isso em mente, confira abaixo nosso guia completo sobre este problemão!

Brasileiros amanhecem sem dinheiro na conta: entenda os erros no saldo da conta no app! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Brasileiros amanhecem sem dinheiro na conta: entenda os erros no saldo da conta no app! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são os bancos mais populares do Brasil?

Antes de falar sobre os brasileiros que acordaram nesta terça-feira com a conta bancária completamente zerada, devemos traçar um panorama mais amplo sobre a relação dos consumidores com as instituições bancárias.

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google em agosto deste ano, mais de 190 milhões de brasileiros já possuem contas em bancos?

“Hoje temos quase 190 milhões de brasileiros bancarizados, número que cresceu de forma acelerada durante a pandemia por conta do auxílio emergencial. O grande desafio das instituições financeiras, sejam elas grandes bancos ou nativas digitais, é conquistar o consumidor que já é cliente de outra marca e se tornar o seu banco principal”, explica Mônica Carvalho, a diretora de negócios do Google Brasil.

Sendo assim, quais são os bancos mais populares do país, em número de clientes? Abaixo, você pode conferir a lista completa e atualizada:

  • Caixa Econômica Federal: 150 milhões de clientes;
  • Bradesco: 104 milhões de clientes;
  • Itaú Unibanco: 100 milhões de clientes;
  • Nubank: 75 milhões de clientes;
  • Banco do Brasil: 74 milhões de clientes.

Veja também: Bradesco ENCERROU agências e funcionários vão a loucura: confira o comunicado do banco

Inúmeros brasileiros ficam sem dinheiro no saldo da conta

É isso mesmo: na manhã desta terça-feira, 27 de novembro, inúmeros brasileiros ficaram completamente sem dinheiro na conta bancária.

O saldo zerado – ou negativado, em algumas situações – encheu os correntistas de preocupação. Nas redes sociais, por exemplo, muitos relatos indicam que muitos clientes estão com medo do dinheiro ter sido roubado ou tomado pelo banco.

A preocupação faz todo sentido, já que no governo de Fernando Collor, o dinheiro que os brasileiros guardavam na poupança foi inteiramente confiscado.

De acordo com o site Downdetector, os primeiros relatos sobre o problema foram realizados a partir das 7 da manhã. Três horas depois, o número de postagens sobre a questão passou por um exponencial aumento.

Relatos dos brasileiros movimentam as redes sociais

Logo após a negativação do saldo, muitos brasileiros usaram as redes sociais para relatar a situação e reclamar dos problemas.

Por isso, ainda na manhã desta terça-feira, o nome do banco responsável pela negativação passou a figurar entre os assuntos mais comentados da internet, com milhares de postagens no Twitter.

“Dormi com dinheiro na conta, e acordei assim, sem histórico de saída no extrato”, comentou um dos correntistas do banco.

Na postagem, o cliente mostra um print do app da instituição no qual o saldo da conta é de R$ -1.784,50 – o que comprova a negativação dos valores.

Alguns correntistas entraram em contato direto com os funcionários do banco e, logo em seguida, perceberam que o problema é geral.

“Gente, que coisa maluca! As contas do banco amanheceram com saldos negativos, e sem lançamentos para justificar. O gerente falou que foi geral, que (o problema) aconteceu até na conta dele”, disse outro cliente no Twitter.

Nos comentários, os clientes também exigem que o dinheiro aparentemente confiscado seja devolvido imediatamente para as contas bancárias.

“O banco sumiu com o dinheiro de todo mundo e meteu um negativo na minha conta”, comentou outra correntista.

O assunto repercutiu até mesmo entre o público internacional! Em uma postagem com centenas de curtidas, um usuário do Twitter afirma que a falha da instituição bancária é mais um sinal de que ninguém deve confiar nos bancos.

“Aparentemente, um banco no Brasil zerou as contas de vários brasileiros devido a um ‘erro no sistema’. As pessoas precisam desse dinheiro para comprar medicamentos, e alguns viram todo o dinheiro desaparecer completamente. Não digam que eu não avisei”, disse outro perfil na rede social.

Clientes DESTE banco acordaram sem dinheiro na conta

Agora que você já entende o que aconteceu com o saldo dos brasileiros, e quais foram as reclamações dos correntistas nas redes sociais, é hora de conferir a resposta de um dos questionamentos mais importantes da população nacional.

Afinal de contas, os clientes de qual banco acordaram sem dinheiro nesta segunda-feira? Quanto a isso, não há dúvida: o problema foi observado, exclusivamente, pelos correntistas do Bradesco.

Como citamos na introdução, o Bradesco está entre os bancos mais populares do Brasil. Desse modo, podemos dizer, de antemão, que inúmeras pessoas foram afetadas pela falha.

Veja também: SAQUE EXTRAORDINÁRIO: Banco do Brasil redirecionará novo pagamento para brasileiros

Problema já foi consertado?

Não! Pelo menos até o fechamento desta matéria, o problema no saldo dos clientes do Bradesco ainda não foi consertado pela instituição bancária.

Em uma nota oficial enviada à imprensa, o Bradesco disse que “o processamento noturno do banco não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes”, e que por isso, muitos correntistas acordaram sem dinheiro na conta.

O banco disse também que a situação será “regularizada em breve”. No entanto, a instituição não citou uma data específica para a regularização.

Até o momento, o termo “Bradesco” continua entre os assuntos mais comentados do Twitter (X), o que indica que o erro não foi consertado.

De acordo com o site Folha de São Paulo, esta não é a primeira falha enfrentada pelos clientes do Bradesco em 2023. Em maio deste ano, por exemplo, o sistema do Bradesco caiu, e a partir daí, os correntistas tiveram dificuldades para acessar o aplicativo do banco, os serviços de internet banking, e até mesmo os caixas eletrônicos da empresa.

Nessa época, o aplicativo Next – que é administrado pelo Bradesco – também parou de funcionar.

Para acompanhar as atualizações do Bradesco sobre o erro no saldo dos clientes, vale a pena acessar o site oficial da organização: https://banco.bradesco/.