Brasil ainda terá outros feriados nacionais; confira as datas e prepare sua agenda

Está preocupado se ainda haverá feriados este ano? Confira o caçendário.

Se tem algo nesse mundo que o brasileiro ama é poder juntar a família e fazer um churrasco. Contudo, só é possível realizar esse tipo de confraternização em dias sem expediente. Os finais de semana são os preferidos para essa ocasião. 

Porém, os feriados também alegram demais a população que busca aproveitar para estar com amigos, família ou mesmo passar o dia descansado. Para aqueles que estão aguardando mais uma folga antes do ano acabar, vale ficar atento a essa possibilidade. 

Brasil ainda terá outros feriados nacionais; confira as datas e prepare sua agenda
Confira o calendário liberado pelo Governo Federal – Imagem: Divulgação

Novos feriados no Brasil?

Todos os anos um novo calendário com todos os feriados do próximo ano é criado para deixar a população preparada para as folgas. Assim, 2022 foi um período que possuiu poucos dias de descanso a mais para os brasileiros. 

Agora, nos últimos quatro meses do ano, o país ainda irá passar por 4 feriados e 1 ponto facultativo. Diferente dos outros anos, este teve dias como estes escassos, o que entristeceu grandemente os brasileiros 

Todas essas datas foram oficializadas através de uma portaria divulgada pelo Ministério da Economia diretamente do Diário Oficial da União (DOU) desde dezembro do ano passado. Assim, esse calendário deve ser cumprido por todas as instituições e órgãos ligados ao poder Executivo, como é de praxe ocorrer anualmente. 

Com base nessas informações o ano de 2022 possui ao todo nove feriados nacionais e outros cinco pontos facultativos. Desse total ainda faltam quatro para serem aproveitados pela população e mais um ponto facultativo. Além disso, ainda há os dias municipais que deverão ser instaurados por cada cidade. 

Saiba mais: Está querendo descansar? Confira TODOS os próximos feriados de 2022 e programe-se

Calendário oficial 

Existe um fato que muitas pessoas desconhecem, porém as entidades que integram o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal são proibidas de antecipar o dia de folga dos funcionários ou ainda realizar postergação do ponto facultativo. 

Sendo assim, o calendário oficial divulgado pela união aponta apenas os dias nacionais. Dessa maneira os feriados estaduais e municipais ficam por conta da divulgação dos órgãos referentes. 

Veja a seguir quais os dias de folga que restam até  final do ano de acordo com o calendário oficial do Governo Federal:

  • 12 de outubro é feriado nacional para homenagear Nossa Senhora Aparecida;
  • 28 de outubro é ponto facultativo denominado Dia do Servidor Público;
  • 02 de novembro é feriado nacional denominado Finados;
  • 15 de novembro é feriado nacional para comemorar a Proclamação da República;
  • 25 de dezembro é feriado nacional para comemorar o Natal. 

Além desses, outros dias iguais já passaram no ano. Sendo assim, a lista completa deles pode ser vista a seguir. 

  • 1º de janeiro é feriado nacional em comemoração à Confraternização Universal; 
  • 28 de fevereiro é ponto facultativo para comemorar o Carnaval;
  • 1º de março é ponto facultativo para comemorar o Carnaval;
  • 2 de março é ponto facultativo até as 14h para comemorar o Carnaval;
  • 15 de abril é feriado nacional para comemorar a Paixão de Cristo;
  • 21 de abril é feriado nacional para homenagear Tiradentes;
  • 1º de maio é feriado nacional denominado Dia Mundial do Trabalho;
  • 16 de junho é ponto facultativo denominado Corpus Christi;
  • 07 de setembro é feriado nacional para comemorar a Independência do Brasil. 

O que é um ponto facultativo 

Muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre o que realmente é o ponto facultativo. na realidade ele é diferente do feriado em uma questão. Essa modalidade não é obrigatória, ou seja, os empregadores não possuem o dever de liberar seus funcionários, apenas se desejar. 

Por esse motivo, datas como o Carnaval não possuem a falta ao trabalho garantida. Porém, há algumas exceções. No Rio de Janeiro, por exemplo, este dia foi decretado feriado estadual. 

Sendo assim, os pontos facultativos são bastantes comuns, como pode ser observado na lista acima. Além deles, ainda é comum ser pontos facultativos às vésperas de natal e ano novo. Porém, para isso deve constar no documento oficial emitido pelo Governo Federal. 

Veja também: Brasileiros podem contar com mais 4 feriados ainda neste ano; confira as datas!