BPC-Loas 2021: Dona de casa pode SOLICITAR o BENEFÍCIO do INSS? Veja o VALOR para o próximo ANO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

BPC-Loas 2021: Dona de casa pode SOLICITAR o BENEFÍCIO do INSS – Confira todos os detalhes sobre o programa que é considerado por muitos uma espécie de “aposentadoria” para donas de casa e pessoas com deficiência!

Muitas pessoas já estão querendo saber como vai funcionar o BPC-Loas 2021. Esse é considerado um dos benefícios mais importantes do país já que ajuda brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. 

Por isso vamos falar mais sobre isso e falar sobre uma dúvida muito comum: dona de casa pode solicitar benefício do INSS? Confira e entenda exatamente como vai funcionar esse pagamento no ano que vem. 

BPC-Loas 2021: Dona de casa pode SOLICITAR o BENEFÍCIO do INSS?
Imagem: Gettyimages / Giselle Flissak / Divulgação

Aposentadoria para Donas de Casa BPC-Loas 2021

Você já deve ter ouvido falar da aposentadoria para donas de casa BPC-Loas 2021. A realidade brasileiros é que muitas mães e avós de família trabalham a vida inteira sem nunca ter assinado a carteira, atuando apenas dentro de suas próprias residências muitas vezes. 

A boa notícia é que quem nunca teve carteira assinada pode pedir aposentadoria. Na verdade, o Benefício de Prestação Continuada não é exatamente uma aposentadoria, mas sim um benefício de caráter previdenciário. 

Por ser ligado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o BPC exige que as donas de casa que querem se aposentar façam contribuições também. Nesse caso é possível contribuir em cotas menores, chamadas de facultativas. 

Essa contribuição pode começar a qualquer momento! É necessário apenas que essas pessoas tenham idade mínima de 15 anos. 

Como solicitar BPC Donas de Casa

Mas então como solicitar o BPC para as donas de casa? A realidade é que muitas só procuram essa informação já mais velhas e por isso nunca contribuíram. Por isso é necessário começar fazendo o cadastro no INSS. 

Confira a seguir um passo a passo para solicitação do BPC para donas de casa:

  • Quem nunca contribuiu deve fazer o cadastro no INSS; 
  • Para isso é possível usar o telefone 135 ou então o site oficial; 
  • Acesse o Meu INSS e procure o botão ‘Inscrever no INSS’;
  • Depois disso vá no botão do INSS e no menu superior esquerdo clique em ‘Inscrição’;
  • Escolha a opção ‘Filiado’ e insira os seus dados. Agora é só seguir o que as páginas vão mostrando. 

Depois de fazer o cadastro, chega a hora de fazer a solicitação do BPC-Loas. Nesse caso é só entrar normalmente no Meu INSS com os dados cadastrados e procurar o botão ‘Agendamentos/Requerimentos’. 

Para conferir o passo a passo completo bem como documentos exigidos, acesse: https://pronatec.pro.br/como-solicitar-o-bpc-e-quem-tem-direito-ao-beneficio/

Qual vai ser o valor BPC 2021

Por fim, muitos estão em dúvida sobre qual vai ser o valor do BPC em 2021. A boa notícia é que com o reajuste do salário mínimo, os beneficiários vão contar também com novos valores. 

Isso quer dizer que o BPC vai aumentar em 2021. Atualmente o pagamento é de R$ 1.045 (um salário mínimo): com o novo valor do salário mínimo, o pagamento vai ser de R$ 1.087,85. 

Esse valor ainda vai ser confirmado pelo Governo Federal, mas é o que os especialistas em economia estão trabalhando atualmente. 

 

Leia Também