Bônus do governo para trabalhadores ACIMA de 60 anos? Entenda!
O governo é responsável pelo pagamento de diversos benefícios sociais à população brasileira. Atualmente, os trabalhadores com mais de 60 anos podem ser impactados com a criação de mais um.
O cenário social do país mudou e atualmente é comum que existam alguns trabalhadores com mais de 60 anos de idade. Esse grupo não conseguiu se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou recebem um benefício pequeno. Então, precisam estar ativos no mercado de trabalho para complementar as contas de casa. O problema, é que muitas pessoas não conseguem emprego com essa faixa etária.
A realidade do mercado de trabalho pode ser dura com os trabalhadores que tenham mais de 60 anos de idade. Esse grupo da população aponta para um problema de etarismo – preconceito contra idosos – por parte dos recrutadores. Então, o governo criou uma forma para incentivar a contratação de idosos. Continue lendo esta matéria para saber qual será a nova política pública do governo.

Benefício para trabalhadores idosos? Entenda a nova proposta do governo
Antes de mais nada, é importante deixar claro que o benefício não será destinado aos trabalhadores idosos e sim às empresas que os contratarem. Na verdade, é um Projeto de Lei (PL) que ainda está em circulação no Congresso Nacional. Atualmente, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara (CAE). O relator do projeto é o senador Chico Rodrigues (PSB).
Segundo ele, o Brasil já possui uma tradição legislativa, em que cria benefícios para as empresas que contratarem determinados grupos de trabalhadores. Vale destacar que o benefício será fiscal. Ou seja, o empregador poderá ter acesso à isenção de tributos, caso contrate os idosos. O imposto patronal poderá ficar 20% mais barato, o que corresponde a um salário mínimo semestral por pessoa contratada.
A lei ainda não foi aprovada. A aprovação em uma comissão é apenas o primeiro passo. É necessário que o projeto passe pela Câmara dos Deputados, Senado Federal para, enfim, chegar ao presidente da República. Caso ele sancione, passa a ser uma lei. Para o relator do texto, esse tema é importante para o Brasil.
Veja também: POLÊMICA! Governo propõe um ÚNICO concurso público para TODOS e divide opiniões
Envelhecimento da população brasileira preocupa autoridades
Atualmente, existem 30 milhões de pessoas idosas no país. A expectativa, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é que este número dobre em algumas décadas. O avanço da medicina fez com que a população mundial tivesse uma expectativa de vida mais alta. Então, vários países em desenvolvimento se deparam com um problema: poucos trabalhadores e muitas pessoas usando a Previdência Social.
Isso foi usado como justificativa para aprovar a Reforma da Previdência em 2019, por exemplo. Então, o benefício fiscal para empresas que contratam trabalhadores idosos pode amenizar os impactos desse problema social. Vale destacar que mesmo com essa mudança, os recrutadores possuem uma tendência a contratar pessoas mais jovens.
A expectativa com a aprovação no projeto de lei é que esse quadro mude. Assim, será possível equilibrar as contas da previdência e diminuir os impactos da crise no país.
Veja também: CAIXA disponibiliza saque de R$ 6 MIL: quem cumpre os requisitos poderá receber até o dia 27