Bolsas para Formação de Professores em 2020 – Capes oferece 60 mil novas vagas!



Confira todas as informações sobre novas bolsas de estudos para professores de todo o país!

Você sabia que o Ministério da Educação (MEC) vai lançar novas oportunidade de Bolsas para Formação Professores em 2020? Serão novas chances para futuros profissionais docentes melhorarem os currículos de forma definitiva.

A ideia é que milhares de alunos e futuros professores consigam garantir novos conhecimentos e capacitações. Com isso outros milhões de estudantes deverão ser afetados futuramente e terão melhores formações a partir de docentes mais capacitados.

Confira a seguir mais informações que foram divulgadas oficialmente pelo MEC. Saiba como fazer parte dessas formações e conseguir uma bolsa para estudar enquanto faz uma formação na docência. Fique ligado!

Bolsas para Formação de Professores em 2020
Foto: Divulgação

Bolsas de Estudos para Licenciatura 2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou dois novos editais com Bolsas de Estudos para Licenciatura 2020. Serão mais de 60 mil bolsas para a formação de professores da educação básica.

Em ordem, o edital nº 01/2020 é voltado para o Programa Residência Pedagógica; já o edital nº 02/2020 é voltado especificamente para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O Residência Pedagógica é um programa do Capes ligado a Política Nacional de Formação de Professores através da vivência dos formandos em sala de aula. Já o tradicional PIBID oferece essa experiência parecida para alunos de licenciatura, porém, ainda na primeira parte do curso.

Cada uma das ações irá ofertar um total de 30.096 bolsas do PIBID e do Residência Pedagógica. Essas oportunidades serão distribuídas para até 250 instituições de ensino superior de todo o país.

Bolsas PIBID e Residência Pedagógica 2020

As Bolsas do PIBID e da Residência Pedagógica em 2020 possuem uma duração de até 18 meses. Um mínimo de 60% do total de bolsas ofertadas são voltadas para áreas consideradas prioritárias pelo Governo: alfabetização, ciências, língua portuguesa, química, biologia, física e matemática.

As universidades e faculdades interessadas em conseguir um número de bolsas para licenciatura devem cadastrar projetos até o dia 02 de março de 2020. O resultado final da seleção será lançado até dia 10 de abril e o início das atividades já acontecerá no dia 14 do mesmo mês.

 

Leia Também